Abstract
Nascentes e áreas úmidas são sistemas ambientais de grande importância para o ciclo hidrológico e para a dinâmica das bacias hidrográficas, além de possuírem enorme relevância social e econômica. A existência e a funcionalidade desses hidrossistemas se apresenta cada vez mais ameaçada pela constante modificação das formas de uso e cobertura da terra. Todavia, enquanto a proteção das nascentes encontra ampla proteção legal no Brasil, o mesmo não ocorre com as áreas úmidas. Esse trabalho visa trazer essa discussão à luz ao demonstrar que as áreas úmidas são ambientalmente relevantes e urgem por medidas legais de proteção. A argumentação é fundamentada em uma revisão bibliográfica e na apresentação dos resultados de um estudo de caso que fornece elementos para a exemplificação da problemática. Ao final, são apresentadas propostas ao debate sobre políticas públicas de proteção das áreas úmidas brasileiras.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference46 articles.
1. AB'SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Vol. 1. Ateliê Editorial, 2003.
2. AB'SÁBER, Aziz Nacib. Do código florestal para o código da biodiversidade. 2010.
3. AMARAL, Rosangela; ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. As unidades ecodinâmicas na análise da fragilidade ambiental do Parque Estadual do Morro do Diabo e entorno, Teodoro Sampaio/SP. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), n. 26, p. 59-78, 2009.
4. ÁVILA, Bárbara Thaís; DE ALMEIDA NETO, José Oliveira; FELIPPE, Miguel Fernandes. Suscetibilidade morfométrica a inundações nas bacias hidrográficas tributárias do Rio do Peixe, Zona da Mata de Minas Gerais. Formação (Online), v. 1, n. 24, 2017.
5. BENDA, FABRICIA; ALVES, M. G.; CORRÊA, F. P. Estudo do risco de degradação por assoreamento dos corpos d’água superficiais utilizando SIG. Informática Pública, v. 9, n. 2, p. 55-69, 2007.