Abstract
Pesquisas recentes na área de Ensino e Educação indicam que atividades lúdicas são potentes auxiliares para o processo de ensino e aprendizagem, em todos os níveis de educação; da educação infantil à superior. Tendo em vista esse ponto, o presente trabalho relata uma revisão sistemática de dissertações e teses realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, analisando a tendência dos trabalhos que envolveram atividades lúdicas no Ensino Médio. Categorizou-se as dissertações e teses quanto à disciplina do Ensino Médio recorrenteno estudando e também foram levantadas os tipos de atividades lúdicas abordadas nos trabalhos filtrados. Percebeu-se que as disciplinas de Biologia, Matemática, Física e Química são aquelas que mais apresentaram pesquisas envolvendo atividades lúdicas, sendo que dentro delas, atividades de jogos de tabuleiros e de tecnologias de informações são as mais recorrentes. Todavia, houve ocorrência de outras atividades, como bingo, jogos de perguntas e respostas e de role-play game. Por fim, concluí-se que o uso de recursos lúdicos é comum nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia, o que sugere a necessidade de mais pesquisas sobre atividades lúdicas no ensino médio, especialmente em outras disciplina.
Publisher
Fundacao Oswaldo Aranha - FOA
Reference15 articles.
1. CARLOMAGNO, M. C.; ROCHA, L. C. DA. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 18 jul. 2016.
2. CARNEIRO, Carla Roberta Teixeira A Perceção dos professores sobre a importância da atividade lúdica na Educação Especial. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Domínio Cognitivo-Motor )—Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2012.
3. CARRIELLO, G. M. et al. A utilização do RPG Maker para o Ensino de Química: uma revisão da literatura. Revista EducaOnline, v. 16, n. 1, p. 135–151, 2022.
4. CARRIELLO, G. M.; PEGORARO, G. M.; JUNIOR, J. B. DOS S. Citações a Paulo Freire em trabalhos de ensino de química: um estudo de dissertações e teses. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1–18, 16 ago. 2022.
5. CAZEIRO, A. P. M.; LOMÔNACO, J. F. B. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência de atividades lúdicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, p. 40–50, 2011.