Abstract
A Com a pandemia de COVID-19 verificou-se a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada. No entanto, a situação de isolamento social levou a mudanças nos hábitos de compra de consumidores, fato que pode interferir na escolha, aquisição e consumo de alimentos. Neste contexto, foi caracterizado e avaliado o impacto dessa pandemia no consumo de frutas e hortaliças, de acordo com a renda e a escolaridade dos entrevistados, no estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, via Google Forms. A taxa de isolamento social foi superior nos respondentes com maiores rendas e escolaridade. Em contrapartida, os entrevistados com menor renda não conseguiram se manter em isolamento. As pessoas que estavam em quarentena tiveram maior consumo de frutas e hortaliças, aumento de 34% e 25%, respectivamente. Assim, reforça-se a necessidade de investimentos em renda básica e educação, com políticas públicas de apoio à população socialmente vulnerável, permitindo acesso ao consumo adequado de alimentos saudáveis.
Publisher
Fundacao Oswaldo Aranha - FOA
Reference27 articles.
1. ATCHIMSON, C.; BOWMAN, L.; CHARLOTTE, V.C.; REDD, R.; PRISTERÀ, P.; JEFFREY, W.E.J.; WARD, H. Perceptions and behavioural responses of the general public during the COVID-19 pandemic: A cross-sectional survey of UK Adults. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2020.
2. BARBETTA, P. A. Estatística aplicada a ciências sociais. 5 ed. Florianópolis: Ed. da Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
3. BAKER, A. H.; WARDLE, J. Sex differences in fruit and vegetable in take in older adults. Appetite, v. 40, n. 3, p.269-275, 2003.
4. BARUZZI, L. R. Como está o consumo de HF durante a quarentena? Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2020.
5. BEZERRA, A. C. V.; SILVA, C. E. M; SOARES, F. R. G.; SILVA, J. A. M. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, n. 5, p. 2411-2421, 2020.