Author:
Melo Maria Alves de,Andrade Francisca Rejane Bezerra
Abstract
Este artigo objetiva contribuir com as reflexões sobre os desafios da atuação dos professores no ensino médio no contexto de expansão do acesso à escola pública no Brasil. Para tanto, inicia-se com uma análise sobre os processos de formação de professores no Brasil. Destaca-se que as análises sobre tais processos estão baseadas nas reflexões de Paulo Freire sobre o desenvolvimento das ações do professor na sua atuação junto aos estudantes, diante dos atuais procedimentos voltados para sua formação. Em face ao exposto, pondera-se sobre o desafio do fazer pedagógico dos professores num cenário em que estes são chamados pela escola a fazer com que os estudantes aprendam e demonstrem esse aprendizado por meio dos bons resultados nos índices de proficiência, mantendo a disciplina nas salas de aula. Reflete-se também sobre até que ponto os professores estão preparados para desempenhar o papel que a escola lhes coloca, e ao mesmo tempo como eles podem enxergar os estudantes não como uma massa uniforme a ser moldada, mas como sujeitos que trazem consigo suas próprias experiências que influenciam seu jeito de ser e estar no tempo e no espaço da sala de aula. Conclui-se, finalmente, que é primordial a indicação de uma direção para a formação de professores no Brasil tendo por base pressupostos de uma educação crítica emancipadora, compreendendo o professor como um sujeito histórico-social, e que este necessita ter elementos teórico-metodológicos para realizar sua atividade de forma crítica e politizada.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ARENDT, H. A condição humana. 11ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2010.
2. ARROYO, M. Currículo, território em disputa. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 374p.
3. ARROYO, M. Algumas questões sobre educação e enfrentamento da pobreza no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 147-158, maio/ago. 2017. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3253 Acesso em: 10 de agosto de 2023.
4. BARBOSA, M. L. P.; CARVALHO, R. S. de. Práticas Escolares em espaços-tempos contemporâneos. In: COSTA, M. V. (Org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
5. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.