Dificuldades e vivências da população transexual no acesso aos serviços de saúde

Author:

Teixeira Patrícia da Costa,Farias João Vítor Guimarães,Fontes Ana Carolyna Silva,Mesquita Perla Barboza da Silva,Da Silva Junior Milton Domingues

Abstract

Objetivou-se discutir as dificuldades de pessoas trans em acessarem os serviços de saúde coletadas através de relatos coletados através do contato com perfis sociais de pessoas trans em ambientes virtuais. Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 pessoas trans. Os resultados apontaram o desrespeito ao nome social, a discriminação e o diagnóstico no processo transexualizador como principais limitações no acesso ao sistema de saúde. Afirma-se que a patologização e medicalização contribuem para ocultar a responsabilidade da heteronormatividade e do binarismo de gênero pela marginalização social das pessoas trans. Conclui-se que é necessário modificar o modelo de saúde centrado em doenças estigmatizadas, principalmente, as sexualmente transmissíveis, já que a existência de uma patologia prévia não é requisito para acessar a saúde, devendo ser esta a propulsora de um serviço de saúde: universal, equânime, com vigente participação social (participação trans na construção da saúde) e referência ao acolhimento, ambiência e encontro entre usuários e profissionais, requisitos essenciais para longitudinalidade do cuidado. Aponta-se, também, a importância de elaborar programas de educação e campanhas permanentes sobre o direito de acesso ao sistema de saúde livre de discriminação, com uso do nome social e de práticas transcendentes as dimensões físicas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference27 articles.

1. ALBINO, M. S. Equipe de enfermagem e o cuidado à saúde da pessoa transgênero: encontros e desencontros. Orientador: a Olga Regina Zigelli Garcia.

2. 85f. Trabalho de conclusão de curso (Enfermagem) – Estudante, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212832/TCC- vers%c3%a3o-final-da-final-da-final.pdf?sequence=1&isAllowed=y). Acesso em: 17 mar. 2021.

3. ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

4. ASSASSINATOS de pessoas trans voltam a subir em 2020. Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA, 2020. Disponível em: https://antrabrasil.org/category/violencia/ Acesso em: 08 nov. 2021.

5. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DO BRASIL. Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019 / Bruna G. Benevides, Sayonara Naider Bonfim Nogueira (Orgs). – São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2020.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3