Author:
Senosien Luciana Maria Fialho,Araújo Mauro Sérgio Teixeira de,Cabrera Migdalia Rodríguez,Melo Karina Alves de
Abstract
Esta pesquisa envolveu 230 estudantes ingressantes em diferentes cursos de licenciatura de uma universidade particular da cidade de São Paulo, com o objetivo de investigar alguns aspectos que os motivaram a ingressar nesta modalidade de curso. Como parte da metodologia, foram aplicados questionários para identificar as expectativas dos estudantes com relação às possíveis dificuldades e problemas que poderão enfrentar na carreira docente, assim como competências e habilidades associadas à atuação de um bom professor. Outros aspectos investigados foram os elementos que caracterizam um curso superior de qualidade e a importância do educador na formação do ser humano. Os resultados apontaram que os ingressantes dos cursos de licenciatura investigados almejam ser um professor educador, adquirindo conhecimentos acadêmicos e pedagógicos, assim como competências e habilidades por meio de uma formação de qualidade. Por outro lado, o desinteresse dos estudantes pelos estudos, a falta de incentivo e apoio institucional e de materiais, a falta de experiência e insegurança pessoal, os baixos salários e ainda desrespeito à pessoa do professor preocupam os futuros docentes. Apesar disso, os estudantes investigados acreditam que o educador pode fazer diferença na formação do ser humano, oferecendo exemplos às crianças e aos jovens e que a continuidade da formação e da aprendizagem deve ser buscada com vistas ao melhor exercício da docência. Além disso, os estudantes se sentem motivados diante da perspectiva da formação obtida na licenciatura possibilitar melhor oportunidade de emprego, vislumbrando na docência um caminho para contribuir com a sociedade e com a construção de valores e atitudes nos estudantes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, Junho de 2003.
2. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2011.
3. BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
4. CABRERA, Migdalia Rodríguez; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira. Análise das Políticas Educacionais na Pós-Graduação Stricto-Sensu no Âmbito da Formação Continuada de Professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 21-37, 2018.
5. CHAVES, Taniamara Vizzotto. Formação Pedagógica em Cursos de Licenciatura: um Relato sobre as Produções Acadêmicas Encontradas nos Anais da ANPED e do ENDIPE. In: Anais do IX ANPED Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/tplAnped2011/eventos/anped_sul_2012/anais/.