Author:
Cetolin Sirlei Favero,Rambo Alex Felipe,Pedroso Alessandra,Leobet Ederson
Abstract
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional causado por fatores relacionados ao ambiente laboral. Este artigo tem como objetivo, identificar a presença de sintomas da Síndrome de Burnout (SB), em colaboradores de uma Cooperativa de Crédito. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa e para a coleta de dados utilizou-se o questionário de Maslach Burnout Inventory (MBI) validado no Brasil. Fizeram parte da pesquisa 62 participantes, equivalente a 31% dos colaboradores da organização. Os resultados constataram que o fator despersonalização demonstrou-se preservado, apresentando uma pontuação de nível baixo, podendo-se concluir que, o fator não incidiu sobre a amostra para determinar a presença da sintomatologia da Síndrome Burnout, na Cooperativa de Crédito estudada. Contudo, os fatores de Exaustão Emocional e Realização Pessoal, ambos com pontuação que caracterizam nível médio, requerem uma análise mais cuidadosa, inclusive, com outros estudos mais aprofundados, pois o surgimento dos sintomas característicos da Síndrome de Burnout, aparecem de forma gradual e, merecem investimentos em estratégias organizacionais de recursos humanos, para a preservação da saúde mental dos colaboradores.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. Disponível em: https://lotuspsicanalise.com.br/biblioteca/Modernidade_liquida.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022.
2. BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
3. BERNARDES, P. F.; MENDANHA, M. H.; SHIOZAWA, P. Desvendando o Burn-Out: uma análise interdisciplinar da síndrome do esgotamento profissional. 3. ed. São Paulo: LTr, 2018.
4. BEVILAQUA, M. Síndrome de Burnout. 2013. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2013.
5. BOND, M. M. K. et al. Prevalência de Burnout entre médicos residentes de um hospital universitário. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 3, p. 97-107, abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20170034.r3