Author:
Franquini Karen Freitas,Gilaberte Thalissa Pádua,Dusek Patricia Maria,Avelar Kátia Eliane Santos
Abstract
A avaliação de impacto é um processo sistemático para avaliar a relevância, eficiência, eficácia, impacto e sustentabilidade de programas sociais, visando maximizar os resultados positivos e compensar ou mitigar os resultados negativos. Este artigo tem por objetivo analisar processos de avaliação de impacto social em programas sociais. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados Web of Science, Fundação Getulio Vargas e Instituto de Ensino e Pesquisa, no período de 2019 a 2023, utilizando os descritores “impact assessment” and “social impact”, “avaliação de impacto social”, “avaliação de impacto” e selecionando três estudos. Os estudos analisados apresentam estratégias e processos de avaliação de impacto: orientado pela Teoria da Mudança e fundamentado no princípio da adicionalidade, que consiste na comparação dos resultados dos grupos de tratamento (indivíduos atendidos pelo programa) e controle (indivíduos que não foram atendidos pelo programa). A revisão fornece diferentes visões e processos de avaliação de impacto a serem adotados de acordo com os interesses das organizações, os recursos disponíveis e o nível de rigor da avaliação de impacto, e evidencia a necessidade da criação de frameworks e métodos práticos de avaliação de impacto adaptados às limitações e peculiaridades das áreas de programas e organizações sociais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. ANASTACIO, M. R.; CRUZ FILHO, P. R.; MARINS, J. Social e inovação social no contexto brasileiro. Curitiba: PUCPRESS Editora Universitária Champagnat, 2018.
2. BATISTA, M.; DOMINGOS, A. Mais que boas intenções: técnicas quantitativas e qualitativas na avaliação de impacto de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 32, e329414, 2017.
3. BOTELHO, L. L. R.; DE ALMEIDA CUNHA, C. C.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, 5(11), 121-136, 2011.
4. FABIANI, P. J.; DE FREITAS CARVALHO, D. Avaliação de impacto para inclusão produtiva: Metodologias, desafios e limitações. Revista Brasileira de Avaliação, 12(2 spe), 0-0, 2023.
5. FABIANI, P.; REBEHY, S.; CAMELO, R.; VICENTE, F. J.; MOSANER, M. Avaliação de Impacto Social metodologias e reflexões. São Paulo: IDIS, 2018.