Author:
Ferreira Andréa de Araújo,Ungari Gabriele Vitória Oliveira,Kowalski Raquel Pasternak Glitz,Behrens Marilda Aparecida
Abstract
Nos últimos anos, o interesse e desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) têm crescido, representando uma mudança disruptiva por meio da tecnologia, capaz de subsidiar avanços para um paradigma inovador no ensino. A investigação procurou responder como os REA, especialmente os jogos de tabuleiro, podem contribuir para uma aprendizagem que promova uma visão inovadora na produção de conhecimento dos estudantes. Buscaram-se caminhos críticos e reflexivos para oferecer metodologias que favoreçam o protagonismo dos educandos na produção do conhecimento, beneficiando-se dos recursos digitais. Esse processo exigiu ampliar o acesso a uma concepção epistemológica inovadora, promovendo aprendizagens interativas mais engajadas e significativas. No processo investigativo, observaram-se potencialidades dos REA em fornecer materiais acessíveis e adaptáveis, destacando os jogos como promotores de engajamento lúdico e colaborativo, fomentando habilidades críticas como pensamento estratégico, resolução de problemas e trabalho em equipe. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, tipo descritivo, envolvendo oito professores pesquisadores de um programa de pós-graduação de uma instituição de ensino superior confessional da capital paranaense. O estudo demonstrou que o uso dos REA, combinado com jogos de tabuleiro, criou oportunidades para estratégias que despertam o interesse pelo conteúdo e incentivam o envolvimento, colaboração e convivência entre os estudantes, com foco na produção de conhecimento.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ALMEIDA, Fernado José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Maria da Graça Moreira. Educação Aberta no Brasil: um compromisso com a realidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba: Editora PUCPRESS, v. 23, n. 77, P. 760-777, abr./jun. 2023. DOI: doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS07. Acesso em: 14 fev. 2024.
2. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; OKADA, Alexandra. Pesquisa e inovação responsáveis na educação: apresentação do dossiê temático. e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 243-251, 2018.
3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
4. BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
5. BEHRENS, Marilda Aparecida; PRIGOL, Edna Liz. Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line. e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-25, 2024.