Author:
Hochheim Gustavo Andreas,Linheira Guilherme,Botelho Lúcio José,Oliveira Francisco Henrique de
Abstract
A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo de análise dos tempos de serviço dos postos de atendimento de emergência médica, em um estudo de caso em trecho da BR-101 na região da Grande Florianópolis. O trecho foi selecionado em função do histórico de ocorrência de acidentes, que entre 2007 e 2019 geraram 3284 vítimas. Em termos metodológicos, a primeira etapa foi a obtenção do tempo de viagens entre os dois postos de atendimento atualmente existentes e os locais de acidentes, caracterizando o Tempo de Resposta à ocorrência utilizando o modelo estatístico de Monte Carlo. De forma complementar, foi calculado o tempo de viagem entre o local do acidente e o Hospital Regional de São José, referência para este tipo de atendimento na região, caracterizando o Tempo Total de Atendimento, utilizando o mesmo modelo estatístico. Posteriormente, a metodologia foi reaplicada utilizando além dos dois postos de atendimento existentes um posto fictício adicional, permitindo avaliar o impacto desse novo posto no Tempo de Resposta e Tempo Total de Atendimento. Os resultados obtidos apontaram que com a adição de um novo posto de atendimento o Tempo de Resposta médio melhorou de 17,88 minutos para 14,33 minutos, sendo que as vítimas graves que aguardavam mais de 20 minutos diminuíram de 29,59% para 7,51%. No Tempo Total de Atendimento o tempo médio foi reduzido de 49,28 minutos para 45,77 minutos, e as vítimas que chegavam após 60 minutos ao hospital diminuíram de 7,90% para 2,91%. Com base no método aplicado é possível concluir que que a adição de um novo posto de atendimento no trecho de estudo produz uma redução significativa nos tempos de atendimento e de resposta dos serviços de emergência, contribuindo diretamente com a manutenção da vida e redução dos impactos negativos dos acidentes de trânsito.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. AMARAL, J. F. R. do. Atendimento Pré-hospitalar em Águas Lindas de Goiás: Características e Desfecho. Universidade de Brasília, 2017.
2. AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. Advanced Trauma Life Support. 10th ed. The Committee of Trauma. Chicago, 2018. 474 p.
3. BARBU, A.; ZHU, S-C. Monte Carlo Methods. 1st ed. The SAGE Dictionary of Statistics. Singapore: Springer Singapore, 2020. 433 p.
4. CICONET, R. M. Tempo de Resposta de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
5. COLLA, M. Tempo De Resposta Em Serviço Médico De Emergência No Contexto De Cidades Inteligentes E Sustentáveis : O Caso Do Samu Sudoeste Do Paraná. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, 2020.