Author:
Faglioni Matheus Dias,Carneiro Mario Rubens
Abstract
Os influenciadores virtuais, personagens criados através de computação gráfica que simulam o comportamento de influenciadores digitais humanos, vêm ganhando cada vez mais relevância nas estratégias de comunicação das marcas na internet. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa exploratória, apresentando um estudo de caso sobre uma campanha de carnaval lançada pela empresa Magazine Luiza no perfil do Instagram da influenciadora virtual da marca, conhecida como “Lu”. Esta personagem não apenas é a influenciadora virtual mais antiga do mundo, como também é a que apresenta o maior número de seguidores nesta rede social. Partindo de conceitos do marketing de influência, marketing digital, publicidade, psicologia e robótica, a análise dos dados coletados permitiu uma melhor compreensão sobre as estratégias da marca na campanha investigada. Revelaram-se formas de aumentar a credibilidade das postagens, como as interações com celebridades humanas. Além disso, através dos comentários do público nas postagens da campanha, o estudo revelou a curiosidade gerada pela aparência da influenciadora virtual que ajudou a formular hipóteses sobre a relação dos seguidores com esses personagens digitais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. AZEVEDO, Sandro Torres; VASCONCELOS, Mariana Ayres Tavares; ALVES, Daniele de Castro. Novas questões da enunciação no branded content: interações com personagens fictícios. in Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, 27., 2018, Belo Horizonte. Anais do 27 Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - COMPÓS. Belo Horizonte: COMPÓS, 2018. 24 p.
2. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
3. BROWN, Duncan; HAYES, Nick. Influencer marketing: who really influences your customers? Nova iorque: Butterworth Heinemann, 2008.
4. CARRERA, Fernanda. Marcas humanizadas: e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. Paraná: Appris, 2020.
5. COHEN, ronald jay. Brand personification: introduction and overview. Psychology & Marketing, [s.i.] v. 31, n. 1, p. 1-30, 2014.