Author:
Silva Cilene Ferreira dos Santos,Santos Luana Samara Ramalho dos,Rocha Francialdo Cássio da,Reis Neto Raimundo Alves dos,Oliveira Luis Carlos Ferreira de,Silva Samara Ferreira da,Oliveira Dione Maria Pereira de,Valvassori Queide Silvania
Abstract
O artigo aborda a temática da inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), explorando os desafios enfrentados por esses indivíduos e discutindo estratégias eficazes para promover uma verdadeira inclusão na sociedade. É destacada a importância da inclusão e do enfrentamento de estigmas e barreiras para pessoas com TEA, enquanto examina-se os desafios e barreiras na inclusão social, incluindo estigma, acesso a serviços e recursos, e comunicação e interação social. São exploradas estratégias de superação de estigmas e promoção da inclusão, como sensibilização e conscientização, intervenções educacionais e sociais, e empoderamento e bem como a participação familiar de forma efetiva. A inclusão social foi destacada como crucial para o bem-estar, desenvolvimento e aceitação de pessoas com TEA. Participar de atividades sociais proporciona um senso de pertencimento e oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais, contribuindo para o empoderamento individual e a construção de relacionamentos significativos. Além disso, a inclusão social promove uma cultura de diversidade e respeito pela diferença, desafiando estereótipos e preconceitos associados ao autismo. O papel das pessoas com TEA e suas famílias na promoção da inclusão foi fortemente enfatizado, destacando sua importância como agentes de mudança e defensores de direitos e oportunidades igualitárias. Ao compartilhar suas experiências e perspectivas, esses indivíduos podem influenciar políticas e práticas em direção à construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos os seus membros. Neste sentido, o artigo ressalta a importância da inclusão social para pessoas com TEA, fornecendo uma visão abrangente dos desafios enfrentados por esses indivíduos e das estratégias necessárias para promover uma verdadeira inclusão na sociedade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference12 articles.
1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Arlington: American Psychiatric Publishing, 2013.
2. AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION. (2021). Augmentative and alternative communication (AAC). 2024. Disponível em https://www.asha.org/practice-portal/professional-issues/augmentative-and-alternative-communication/. Acesso em 10 mai. 2024.
3. COSTA JÚNIOR, et. al. A inteligência artificial como ferramenta de apoio à inclusão. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 4, p. e4076, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n4-161. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/4076. Acesso em 04 mai. 2024.
4. DUARTE, E. M. da S. et al. Inclusão da criança com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na escola. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 166–184, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i1.147. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/147. Acesso em 23 abr. 2024.
5. FARIAS, C. P. S. et al. A inclusão de crianças com autismo no âmbito educacional: desafios e perspectivas. Revista Internacional de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 220–234, 2023. DOI: 10.61571/riec.v1i2.149. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/view/149. Acesso em 23 abr. 2024.