Author:
Araújo Thaísa Corrêa,Mesquita Ingridy Soyan Matos Sampaio,Nascimento Daniel Miranda de Souza,Galvão Edna Ferreira Coelho,Martins Nádia Vicência do Nascimento,Valentim Lívia de Aguiar
Abstract
Este é um relato de experiência elaborado por acadêmicos e tutores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém - PA, que fizeram parte do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde). O objetivo deste artigo é socializar os resultados de ações de Educação em Saúde com gestantes em acompanhamento Pré-Natal no cenário de uma Unidade Básica de Saúde de Santarém. Estas ações buscaram desenvolver o autoconhecimento e autocuidado das mulheres, promovendo o bem-estar físico e emocional por meio de atividades educativas com temas relevantes e de interesse das gestantes e, ainda, dinâmicas de interação. Como resultados, percebeu-se que o pré-natal é um momento oportuno para realizar atividades de orientações específicas da gravidez, com possibilidade de desenvolver atividades adequadas às necessidades individuais. Muitas dúvidas surgem nessa fase da vida e, nesse sentido, buscou estabelecer um ambiente confiável, com boa comunicação e troca de experiências, isso permitiu às gestantes compreender as mudanças de seu corpo, a importância do autocuidado e algumas estratégias para facilitar o parto e o cuidado com o bebê. O trabalho permitiu o estudo e a adoção de estratégias educativas que contribuam com a superação de mitos e medos, possibilitando às gestantes maior segurança para enfrentar o momento do parto.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference4 articles.
1. ALVES, V.S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface- Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v. 9, n. 16, set. 2004/fev. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a04.pdf. Acesso em jul. 2023.
2. OLIVEIRA, M.; FERREIRA TRINDADE, M. ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: ANÁLISE DO PAPEL DO ENFERMEIRO E O PROCESSO DE ACOLHIMENTO . Revista Hórus, [S. l.], v. 5, n. 02, p. 160–171, 2022. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/959. Acesso em: 6 fev. 2024.
3. PINTO, Luiz Felipe; GIOVANELLA, Lígia. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 1903-1914, 2018. https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.05592018
4. VASCONCELOS, M.; GRILLO, M.J.C.; SOARES, S.M. Práticas pedagógicas em Atenção Básica à Saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Belo Horizonte: Nescon UFMG, Coopmed, p 34-40, 2009. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/una-93. Acesso em: 6 fev. 2024.