Author:
Silva Paulo Roberto Florêncio de Abreu e,Bastos Priscila Felix,Silva Helena Paula de Barros,Parente Luciana Rachel Coutinho,Andrade Gevson Silva,Serafim Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha,Oliveira Paulo César de,Carvalho João Allyson Ribeiro de,Silva Jose Jorge Araujo da
Abstract
O sentido em ser professor pode estar direcionado pelos pilares da logoterapia de Frankl (2008), “criação, vivência e atitude”. No Estágio Supervisionado, e na Residência, este sentido se traduz no desenvolvimento da criação, em ser professor pesquisador, na vivência em construir habilidades para observar e reger, e a atitude, para mudar práticas engessadas a partir das orientações, compreendendo e contextualizando situações observadas no ambiente escolar. Neste pensamento, parece que a presença dos discentes no “laboratório escola”, os direcionam para a vida profissional, habilitando-os a serem professores pesquisadores aplicando seus conhecimentos no percurso escolar. Assim, este trabalho se justifica, por apresentar estudos e pesquisas sobre o Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica em Geografia na Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. A metodologia, se ancora na pesquisa qualitativa com os aportes da pesquisa bibliográfica, dando sentido à importância do Estágio e da Residência na formação do professor de Geografia. Desta forma, esta pesquisa se justifica no direcionar a legitimidade do estágio/residência no curso de Geografia, no processo formativo dos discentes. Como resultados, através de questionamentos com os alunos, criamos critérios para outras possíveis orientações direcionadas às visitas ao campo de estágio, bem como apontamos algumas práticas realizadas pelos Residentes no período 2022/2023.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. BECKER, Fernando. Educação e construção o conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
2. BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012
3. BECKER, Fernando.; MARQUES, Tânia. B. I. Ser Professor é Ser Pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010.
4. BORGES, V. J.; LEITE, L. S.; FREITAS, M. H. Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de Geografia. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 618-638, 2020.
5. BRASIL, Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (LDB), A nova Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional. Belo Horizonte: APUBH, 1997.