Author:
Pansera Ana Claudia,Brito Gabriela Toassi,Nazar Thaís Cristina Gutstein
Abstract
Este estudo buscou descrever e caracterizar a autoestima, autoeficácia e satisfação com a vida em adolescentes matriculados em escolas públicas de um município do Sudoeste do Paraná. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o Questionário da Juventude Brasileira e a Escala de Satisfação de Vida (ESV) aplicados em 1.626 adolescentes de faixa etária entre 14 a 18 anos. Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos adolescentes possuem bons níveis de autoestima e autoeficácia, no entanto são notórios também número significativo de adolescentes com baixos níveis nestes fatores. Neste sentido, destaca-se a importância de políticas públicas para a promoção da qualidade de vida e melhora do bem estar psicológico nesse público.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference27 articles.
1. ACHKAR, Ana Maria Nunes El et al. Satisfação com a vida e desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental. Psico-USF, v. 24, n. 02, p. 323-335. 2019.
2. BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
3. BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
4. CARDOSO, Alessandra Soares, CECCONELLO, Alessandra Marques. Fatores de risco e proteção para o suicídio na adolescência: uma revisão de literatura. Rev. Perspectiva: Ciência e Saúde, v. 4, n. 2. 2019.
5. CARVALHO, Caio Henrique Almagro, CORDEIRO, Beatriz Azem Corrêa. O desenvolvimento da autoestima na infância: a relação da baixa autoestima com a dificuldade escolar. Rev. Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 37, n. 73, p. 148-163. 2021.