Author:
Bezerra Isabella Elisa Timoteo,Fuly Patrícia dos Santos Claro
Abstract
O câncer é uma das comorbidades que mais favorecem à aquisição de viroses como a Covid-19 e ao agravamento do quadro clínico, devido especialmente às Síndromes Respiratórias Agudas Graves, pois a própria doença oncológica de base suprime o sistema imunológico, bem como alguns tratamentos imprescindíveis, tal qual a quimioterapia – fatores que elevam a categoria desse grupo de pessoas como de alto risco durante a pandemia. Toda essa dinâmica ficou comprometida, no período pandêmico, devido principalmente a algumas determinações de adiamento ou interrupção dessas assistências, diante das sobrecargas hospitalares para o enfrentamento da SARS-CoV-2. A metodologia baseou-se na análise comparativa e na respectiva categorização dos resultados acerca do comportamento da Covid-19 em pessoas acometidas pelo câncer no Brasil, além da correlação direta e indireta do agravamento do quadro clínico frente a essa comorbidade e suas variantes, como os tratamentos e a própria fisiopatologia, a partir de leitura documental e pesquisa em ambiente virtual. Portanto, evidencia-se a necessidade de estudos aprofundados sobre as implicações da Covid-19 no tratamento, diagnóstico e prevenção do câncer, de forma a compreender os fatores mais determinantes que coadunam no desfecho de ambas as enfermidades, por meio de cursos e treinamentos de capacitação e atualização dos trabalhadores da área de uma maneira contextualizada e focada na interdisciplinaridade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. ACR, American College of Radiology. ACR recommendations for the use of chest radiography and Computed Tomography (CT) for suspected COVID-19 infection. 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2023.
2. AL-AZRI M.H. Delay in cancer diagnosis: causes and possible solutions. Oman Med J. 2016;31(5):325-6. doi:10.5001/omj.2016.65
3. ASCO, American Society of Clinical Oncology. Coronavirus Resources: Provider & Practice Information. Disponível em: . Acesso em 27 fev. 2023.
4. BMJ B.P. Doença do coronavírus 2019 (COVID-19). BMJ Best Practice, 12 de junho de 2020.
5. BRUCE, A. et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010.