Author:
Santos Siméia de Azevedo,Souza Junior Antonio Vicente Tavares de
Abstract
A partir do cenário de análise de tendências em recrutamento e seleção para recursos humanos, a gamificação é uma das tendências proeminentes no cenário mundial. No Brasil, estudos sobre o mercado de games realizados nos últimos cinco anos, mostram um crescimento do setor de jogos como suporte para a área corporativa, sendo utilizada inclusive como ferramenta para apoiar outros temas em desenvolvimento nas organizações, como a questão da diversidade e da inclusão de grupos sub-representados historicamente nos processos seletivos. Diante dessas informações iniciais e a partir dos estudos sobre o tema gamificação, diversidade e inclusão, o objetivo deste trabalho é investigar como a gamificação pode auxiliar no aumento da diversidade e inclusão em processos de recrutamento e seleção. Na primeira etapa da pesquisa foi realizado de um levantamento do estado da arte sobre o tema a partir de uma revisão sistemática da literatura que aborda conjuntamente os três termos. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas realizadas com clientes de uma plataforma que oferece recrutamento e seleção gamificada para empresas, e que tem em seus valores promover a diversidade e inclusão em seus serviços de recrutamento. Nas discussões, foram explorados a percepção de como os temas gamificação, diversidade e inclusão interagem entre si, e o estágio em que se encontra o tema neste grupo, por ser um campo ainda em construção.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. ABRAMS, D.; HOGG, M. A. (2010). Social identity and self-categorization In: Dovidio, J.F.; Hewstone, M.; Glick, P., & Esses V.M. The SAGE handbook of prejudice, stereotyping and discrimination. Thousand Oaks, CA: SAGE. Chapter 11.
2. ALMEIDA, S. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018. Capítulos: Raça e Racismo (p. 19 – 44).
3. ARAÚJO, V. F.; RIBEIRO, E. P. Diferenciais de Salários por Gênero no Brasil: Uma Análise Regional. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 33, n. 2, p. 196-217, abr./jun. 2002.
4. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
5. BIG. Brazil’s Independent Games Festival 2021. Disponível em: https://event.bigfestival.com.br/companies. Acesso em 11/03/2022.