Author:
Flores Susana Helena Degues,Medeiros Flaviani Souto Bolzan,Cappellari Gabriela,Gomes Angela Quintanilha
Abstract
A alimentação saudável é um tema de grande debate tanto no âmbito mundial, como nas esferas federais, estaduais e municipais e esta se concretiza como uma estratégia de vida saudável do ponto de vista físico e emocional, mas traz consigo uma grande influência cultural e familiar. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar os atuais hábitos alimentares dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual. Para isso, adotou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo descritiva com relação aos objetivos e uma pesquisa de campo acerca da fonte de informação, cujo levantamento dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário. Entre os principais resultados obtidos, destaca-se a importância da família como fonte de informação sobre alimentação e influenciadora nos hábitos alimentares, e também, a escola como provedora de alimento, já que boa parte dos pesquisados comem a merenda todos os dias. Os resultados evidenciam que é necessário que a escola seja vista como uma multiplicadora de uma alimentação saudável e isso seja vivenciado pelos escolares com o intuito de contribuir para a construção de bons hábitos alimentares.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. BENTO, I. C.; ESTEVES, J. M. de M.; FRANÇA, T. E. Alimentação saudável e dificuldades para torná-la uma realidade: percepções de pais/responsáveis por pré-escolares de uma creche em Belo Horizonte/MG, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2389-2400, 2015.
2. BERNARD, A. Promoção da alimentação saudável no contexto do currículo escolar: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Curso de Educação nas Ciências – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2016.
3. BESERRA, J. B. et al. Crianças e adolescentes que consomem alimentos ultraprocessados possuem pior perfil lipídico? Uma revisão sistemática.
4. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 12, p. 4979-4989, 2020.
5. BITTAR, C.; SOARES, A. Mídia e comportamento alimentar na adolescência. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 28, n. 1, p. 291-308, 2020.