Author:
Nosvitz Alessandra Jaime,Romano Leonardo Nabaes,Santos César Gabriel dos
Abstract
O comércio alimentar configura-se como um segmento essencial para economia, representando 7,03% do PIB brasileiro. Particularidades presentes nesses estabelecimentos fazem com que as atividades de manutenção de ativos sejam fundamentais para oferecer aos clientes produtos de qualidade e desenvolver uma operação segura. Ainda assim, a pesquisa científica deste tema no setor supermercadista é restrita. Com isso em vista, foi proposto um estudo de caso buscando caracterização do processo de manutenção de ativos praticada por uma rede fundada em 1924 e, estruturada atualmente por uma matriz, diversas lojas de varejo, um atacarejo e um centro de distribuição. Os dados foram coletados através de observações in loco e possibilitaram o desenho do fluxo das atividades e o diagnóstico das práticas de gestão. Os resultados obtidos foram comparados à pesquisas estruturadas por outros autores e, foi proposto um plano de ação para a melhoria do processo estudado. Evidenciou-se uma metodologia baseada em metodologias e técnicas informais, com baixo nível de maturidade e possibilidades de melhoria. Não eram utilizados indicadores para medição do desempenho, a análise de falhas estava em fase inicial e não havia controle ou metas estipuladas para os custos. O setor era visto como aliado na estratégia pela gestão, entretanto, 75% das intervenções realizadas eram de teor corretivo. Além disso, aconteciam problemas recorrentes e, o controle de peças sobressalentes não era efetivo. Muitos dos problemas enfrentados estão de acordo com os identificados por outros pesquisadores, reforçando o grande espaço que existe para aprimoramento.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference33 articles.
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5462: Confiabilidade e mantenabilidade. Rio de Janeiro, p. 37. 1994.
2. ARAÚJO, T. MAPEAMENTO DE PROCESSOS: Estudo em uma empresa de material para construção civil. Monografia (graduação em administração). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
3. BASSETTO, I. Estudo de confiabilidade de compressores alternativos semi-herméticos de sistemas de refrigeração. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica de Energia de Fluidos) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007
4. BEHFAR, A.; YUILL, D.; YU, Y. Supermarket system characteristics and operating faults. Science and Technology for the Built Environment, p. 1104-1113. 2018.
5. BEN-DAYA, M; DUFFUAA, S; RAOUF, A.; KNEZEVIC, J.; AIT-KADI, D. (EDS.). Handbook of Maintenance Management and Engineering. London: Springer London, 2009.