Author:
Ferreira Evilleen de Oliveira Rodrigues,Pereira Geruza Aparecida Versiane Dias,Bessa Lana Carolina Rezende,Costa Matheus Pelle,Santos Mayane Magalhães,Ribeiro Karina Angélica Alvarenga,Olivon Vania Claudia,Figueira Maura Cristiane e Silva
Abstract
Introdução: Devido ao envelhecimento populacional em grande massa e aos desafios para a saúde pública, como o aumento na demanda por serviços de saúde, a avaliação dos serviços de saúde é essencial para garantir a qualidade do atendimento prestado à população idosa. Objetivo: Avaliar os atributos da atenção primária à saúde na percepção da pessoa idosa, na cidade de Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com delineamento transversal, avaliativa, descritiva e quantitativa, com dados coletados por meio do Primary Care Assessment Tool Adulto versão reduzida e participação de 43 idosos. As análises foram pela média aritmética dos atributos. Discussão: Os idosos entrevistados, de modo geral, avaliaram o atendimento prestado na atenção primária como insatisfatório, ou seja, nenhum dos atributos avaliados atingiu o escore satisfatório (6,6). Os escores com maior avaliação foram dos atributos longitudinalidade (3,11) e acesso de primeiro contato (3,10), porém ainda se mantêm abaixo do escore esperado. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram lacunas significativas na prestação de serviços de saúde a essa população, fazendo-se necessário subsidiar políticas públicas voltadas à implantação e implementação da APS, bem como melhorar a assistência prestada para alcançar efetivamente o público idoso.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ARAÚJO, L. U. A. De et al. Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde sob a perspectiva do idoso. Ciência & saúde coletiva, v. 19, n. 8, p. 3521–3532, ago. 2014. Disponível em: . Acesso em 15 de maio. De 2024.
2. BRASIL. Ministério da saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa: cadernos de atenção básica, n. 19. Série a. Normas e manuais técnicos, brasília: ministério da saúde, p.8 – 27, 2006.
3. BRASIL. Ministério da saúde. Portaria n° 2.528 de 19 de outubro de 2006. Aprova a política nacional de saúde da pessoa idosa. Disponível em: . Acesso em: 20 de out. De 2023.
4. BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de atenção primária à saúde. Departamento de saúde da família. Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: pcatool-brasil – 2020 / ministério da saúde, secretaria de vigilância em saúde, departamento de vigilância epidemiológica. – brasília: ministério da saúde, 2020. 237 p.
5. CARVALHO, V, L, G, R. et al. Avaliação da integralidade na atenção primária à saúde pelo usuário idoso: estudo transversal. Rev.aps, v. 24, n. 2, p. 238-55, abr 2021. Disponível em: . Acesso em: 18 de maio. De 2024.