Unidade de internação em cuidados prolongados: visão da equipe e dos usuários

Author:

Ramos Francine Lima Baldo,Fernandes Ana Clara Carazato Porto,Barbalho Sandra Maria,Peruzzo Filho César Inácio,Comar Lívia Picchi,Detregiachi Cláudia Rucco Penteado

Abstract

O presente estudo buscou analisar o modo como os profissionais de uma Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) desenvolveram e aplicam seus instrumentos de trabalho dos cuidados prestados e o conhecimento dos usuários sobre a UCP e seu atendimento, bem como o motivo de sua internação nesta unidade. Os profissionais responderam um questionário que buscava caracterizar o perfil e conhecer o instrumento que utiliza na UCP. Aos pacientes e seus acompanhantes foi aplicado um questionário para caracterizar a polulação e seu entendimento sobre a UCP. Participaram desta pesquisa nove profissionais os quais atuam na área há 2,8 ± 1,3 anos e estão na instituição há 1,7 ± 0,7 anos. Para o desenvolvimento do protocolo em uso na unidade se basaram na prática clínica e experiência (88,9%) e 22,2% indicaram que esse é específico para uso em uma UCP. A realização com o trabalho na UCP foi indicada por 88,9% dos profissionais. Dos 26 pacientes e/ou acompanhantes entrevistados, metade era homem e tinham idade de 61,5 ± 13,3 anos. O motivo prevalente para a internação foi o uso de antibióticos por longo período. A média de permanência ficou entre 30 a 60 dias, sendo que o acidente vascular cerebral se associou a um maior tempo de internação. A satisfação com o serviço prestado, o acolhimento do paciente e a percepção de melhora do estado geral do paciente foi positivo e unânime. Pode-se concluir que o serviço da UCP conta com uma equipe interdisciplinar experiente e que está satisfeita com sua atuação, o que refletiu diretamente na qualidade do serviço prestado e no nivel de satisfação do paciente e seus acompanhantes.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference15 articles.

1. ANDRADE, M.M. O processo de trabalho em unidades de cuidados prolongados no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.

2. VILELA, E.M.; MENDES, I.J.M. Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 11. n. 4, p. 525-531, 2003.

3. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Distribuição dos participantes por municípios para as etapas regionais da 7ª Conferência Estadual de Saúde, 2015.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n°. 2.809 de 07 de dezembro de 2012. Estabelece a organização dos Cuidados Prolongados para retaguarda à Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e às demais Redes Temáticas de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), 2012.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n°. 3.983 de 14 de dezembro de 2018. Habilita Unidade de Internação em Cuidados Prolongados - UCP na Associação Beneficente Hospital Universitário de Marília e estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC do Estado de São Paulo e Município de Marília (SP), 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3