Author:
Silveira Marilusa Cunha da,Ferreira Andréa Lúcia Nascimento Vieira,Dusek Patrícia Maria,Miranda Maria Geralda de
Abstract
Entre os séculos XV e XIX, a Europa passou por mudanças significativas, necessitando uma análise sistemática das transformações. No século XX, autores como Laswell, Simon, Lindblom e Easton definiram e consolidaram o campo das políticas públicas. No Brasil, o Sistema Único de Saúde e o Plano Nacional de Saúde focaram na expansão da atenção primária e na descentralização para garantir acesso igualitário à saúde. O objetivo foi de analisar o constructo histórico do conceito de política a luz da metodológica de Walt e Gilson na identificação do macro e micro-contexto pelo triângulo de análise de política de saúde. A metodologia tratou-se de um estudo histórico, cujos procedimentos incluiram uso de fontes primárias e secundárias, compreendidas no período entre 2003 e 2019, que coincidiu com testemunhos importantes no desenvolvimento das políticas de saúde no Brasil. Ao discutir as conferências nacionais de saúde, que ajudaram a definir diretrizes e enfrentar desafios, buscando um sistema de saúde mais justo e eficiente, que analisa o desenvolvimento histórico das políticas públicas no contexto da saúde através de um modelo analítico proposto, que incorpora conceitos de “contexto, processos, atores” e “conteúdo”, que pode ser aplicado tanto retrospectiva quanto prospectivamente, considerando a complexidade das decisões políticas. Conclui-se, que é necessário uma melhor compreensão dos processos nas políticas de saúde, essencial para um planejamento eficiente, pela evolução neoliberal do impacto da demanda da análise das políticas de saúde, enfrentando conflitos e incertezas, e requer novos estudos para entender os desafios das ações nacionais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. Araújo Júnior, J. L. C.; Maciel Filho, R. R. Developing an operational framework for health policy analysis. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. v. 1, n. 3, p. 203-221, dez. 2001.
2. Baptista, T. W. F.; Rezende, M. A ideia de ciclo na análise de políticas públicas. In Mattos RA, Baptista TWF. Caminhos para análise das políticas de saúde. 1 ed., Porto Alegre: Rede, 2011.
3. Bomfim, R. L. D. Formulação de políticas e planejamento. In: Grabois V, Mendes Junior WV, Gondim R. Qualificação dos Gestores do SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/EAD, 2011.
4. BONFIM, J. R. A.; MERCUCCI, V. L. A construção da política de medicamentos. São Paulo: Hucitec, 1997.
5. BUSE, K. Addressing the theoretical, practical and ethical challenges inherent in prospective health policy analysis. Health Policy Plan. v. 23, n. 5, p. 351-60, set. 2008.