Author:
Leite Glaudemir Santos,Araújo Monica Lopes Folena,Vigoderis Ricardo Brauer
Abstract
Objetivou-se com esse estudo fazer uma reflexão se a teoria do conhecimento freiriano, com o tema gerador resíduos sólidos, pode contribuir para uma EA crítico-humanizadora. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados, constituídos principalmente de livros e artigos de periódicos para o período de 2002 a 2024. A teoria do conhecimento freiriano, com seu foco na conscientização, diálogo e ação transformadora, pode contribuir significativamente para uma Educação Ambiental (EA) crítico-humanizadora, quando aplicada ao tema gerador resíduos sólidos. A abordagem freiriana permite uma compreensão mais profunda dos problemas ambientais relacionados aos resíduos sólidos. Isso ocorre através da reflexão crítica sobre as causas e impactos desses resíduos, além de explorar alternativas sustentáveis para lidar com essa questão. Ao envolver os educandos de forma ativa e participativa, essa abordagem não apenas promove a conscientização ambiental, mas também os capacita a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo uma relação mais equilibrada e humanizada com o meio ambiente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. ARAÚJO, M. L. F. O quefazer da Educação Ambiental crítico-humanizadora na formação inicial de professores de Biologia na universidade. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 240f. 2012.
2. ARAÚJO, M. L. F. Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2022.
3. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
4. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2022. Disponível em: https://abrelpe.org.br/download-panorama-2022. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
5. ALAM, M. Environmental Education and Non-governmental Organizations. In: The Palgrave Encyclopedia of Urban and Regional Futures. Cham: Springer International Publishing. p. 495-502. 2023.