Author:
Santos Luis Felipe Silva dos,Munozr Vanessa Araújo,Ferreira Wanderson Mendes,Cunha Victor Bryan dos Santos,Miranda Neto Antônio Batista de
Abstract
O presente artigo investiga criticamente a tensão entre o direito de coerção estatal na política de drogas brasileira e o risco de abusos que inadvertidamente protegem o crime organizado. A abordagem proibicionista historicamente adotada, que criminaliza a produção, comércio e consumo de entorpecentes, é questionada devido a violações de direitos e efeitos contraproducentes. O objetivo é analisar as falhas éticas, legais e pragmáticas desta política através de uma análise qualitativa do arcabouço jurídico, políticas públicas e estudos sobre impactos socioeconômicos e sanitários. A metodologia empregada consiste em revisão documental e bibliográfica sobre o tema. Os resultados indicam que o proibicionismo falhou em conter o narcotráfico e uso de drogas, contribuindo para encarceramento massivo de jovens negros e pobres, fortalecimento de facções criminosas e negligência de políticas de redução de danos. Conclui-se que é imperativo para o Brasil reformular seu paradigma pautado em direitos humanos e saúde coletiva, promovendo descriminalização do consumo, regulação de substâncias, prevenção e reinserção social, delimitando precisamente o direito legítimo de coerção estatal com devidos controles democráticos contra abusos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. AGAMBEN, G. Estado de Exceção. Boitempo, 2004.
2. AGÊNCIA BRASIL. Custo com polícias é 4 mil vezes maior do que com egressos. Agência Brasil, [s.l.], 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-01/custo-com-policias-e-4-mil-vezes-maior-do-que-com-egressos. Acesso em: 16 abr. 2024.
3. ALBUQUERQUE, C. S; AZEVEDO, E. E. B. de; NOBRE, M. Drogas, "Questão Social" e Políticas Sociais: entre os direitos de cidadania e a criminalização da pobreza. In: GONÇALVES, A. M; ALBUQUERQUE, C. S (org.). Drogas e proteção social: os desafios da intersetorialidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016. p. 23-48. Disponível em: http://www.poteresocial.com.br/wp-content/uploads/2018/07/livro-da-cynthia-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
4. ALVARENGA, R; SILVEIRA, J. I; TEIXEIRA, D. S. G. Política de drogas no Brasil no cenário de violações aos direitos humanos. Argumentum, Vitória, v. 10, n. 3, p. 123-136, ago./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/download/20841/15679/66711. Acessado em: 10 mar. 2024.
5. BONALUME, B. C; JACINTO, A. G. Encarceramento juvenil: o legado histórico de seletividade e criminalização da pobreza. R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 160-170, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/Qq6QLcbfcSRLZj7kRh9R3Bm/. Acesso em: 16 abr. 2024.