Author:
Teixeira Maycon Gabriel Duarte,Silva Claudinei Mesquita da,Peder Leyde Daiane de
Abstract
Introdução: A relação entre diabetes e infecções, embora inconclusiva, sugere uma maior incidência e complicações, tornando o diabetes um fator de risco para a aquisição de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Objetivo: Verificar o perfil epidemiológico de pacientes diabéticos que foram diagnosticados com infecção na admissão ou se infectaram pós admissão, além de identificar as principais bactérias causadoras de infecção nesse grupo, analisando seus perfis de sensibilidade aos diferentes antibióticos. Metodologia: Estudo transversal observacional retrospectivo realizado em pacientes diabéticos internados na UTI de um hospital escola em Cascavel - PR, entre 2015 e 2022. Resultados: A maioria dos pacientes era do sexo masculino (50,40%), com média de idade de 44,55 anos, predominavam casados, brancos, católicos, com ensino médio completo e acesso ao plano de saúde. Os pacientes apresentaram alta prevalência de polifarmácia (56,5%) e comorbidades como depressão e hipertensão arterial. As bactérias mais prevalentes foram Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa, sendo observada resistência farmacológica, especialmente por Pseudomonas aeruginosa. Conclusão: Observamos alta incidência de polifarmácia e a presença de comorbidades como depressão e hipertensão arterial nos pacientes analisados. No que diz respeito aos resultados microbiológicos, Escherichia coli foi o microrganismo mais comum, com uma média de resistência aos antimicrobianos testados de 42,62%.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. CARDOSO, Juliani Hainzenreder; COSTA, Juvenal Soares Dias da. Características epidemiológicas, capacidade funcional e fatores associados em idosos de um plano de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 2871-2878, 2010.
2. CYRINO, A. C. T.; STUCHI, R. A. G. INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM UM HOSPITAL DE UMA CIDADE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Revista de Enfermagem da UFJF, [S. l.], v. 1, n. 1, 2016.
3. DA MATA, Patricia Terron Ghezzi; ABEGG, Maxwel Adriano. Descrição de caso de resistência a antibióticos por Pseudomonas aeruginosa. Arquivos do Mudi, v. 11, n. 2, p. 20-25, 2007.
4. DE AGUIAR, L. G. K. et al. Infecção diagnosticada em diabéticos durante internação hospitalar. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 43, p. 314-318, 1997.
5. ESPINOZA-TAVERA, Alejandro et al. Prevalencia y perfil de resistencia a antibióticos de microorganismos aislados de infecciones en pie diabético. CienciaUAT, v. 9, n. 1, p. 84-89, 2014.