Transexualidade e o dizer psicanalítico

Author:

Da Silva Francisco André,De Mello Ivana Suely Paiva Bezerra

Abstract

A transexualidade é atualmente definida como o desejo persistente de viver e ser aceito como uma pessoa do sexo oposto. Essas pessoas podem apresentam enorme sofrimento psíquico por causa de seu sexo anatômico e almejam submeter-se as cirurgias ou tratamentos hormonais para redefinirem seus corpos. Enquanto, a travestilidade é uma vivência de gênero discordante do sexo biológico, em que a pessoa travesti usa vestimentas do gênero oposto chegando a modificar seus corpos, sem a intenção de redefinir sua genitália. Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia despatologizou essas identidades, por entendê-las como mais uma expressão da diversidade de gênero e sexual. O objetivo geral deste estudo foi conhecer as opiniões das psicólogas de orientação psicanalítica sobre o processo de despatologização da transexualidade. O presente artigo é derivado de uma pesquisa de campo, qualitativa e quantitativa, tendo como lócus a cidade de João Pessoa-PB. A amostra foi selecionada por conveniência. Foram entrevistadas três psicólogas de orientação Psicanalítica com mais de 10 anos de atuação. As entrevistas foram averiguadas pela Análise de Conteúdo de Bardin e apontaram que todas as psicólogas entrevistadas foram favoráveis ao processo de despatologização das identidades transexuais. Embora ligassem essas identidades a um discurso de vitimização, estas compreendem a experiência dos transgêneros a luz de sua abordagem clínica, como um caminho de constituição subjetiva, sem deixar de levar em consideração as variáveis políticas e sociais na compreensão dos fenômenos do preconceito e discriminação vivenciados pelas pessoas que estão no transito dos gêneros.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference21 articles.

1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental diseases. 5rd ed. Washington (DC): APA, 2013.

2. ARAN, M. A psicanálise e o dispositivo diferença sexual. Rev.Estud.Fem. Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 653-673, dez. 2009. Disponível em: . Acesso: em 13 ago. 2015.

3. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Edições 70, 2010.

4. CAMINO, Leôncio. Prefácio. In: Fleury, A.R.D.; Torres, A.R.R. Homossexualidade e Preconceito. Curitiba: Juruá, 2010.

5. CECCARELLI, P. R. Transexualidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3