A construção do objeto de pesquisa a partir das discussão de um grupo de estudos – um relato inicial

Author:

Machado Jonatas Teixeira,Machado Alessandra Salgado de Araújo,Araújo Elaine Cristina de,Almeida Lidiane Rosa de

Abstract

Este artigo é um recorte da trajetória de construção de um objeto de pesquisa a partir das reuniões do grupo de estudos de Matemática, Ciências e Tecnologias (GEMACIT) em que objetivou-se o uso do Geogebra como Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC no ensino de acordo com a área de atuação dos participantes do grupo com o intuito de observar e compreender  a visualização gráfica por parte dos alunos, justificada pela indagação do pesquisador em relação à própria práxis docente, buscando utilizar recursos para minimizar as dificuldades dos alunos e contribuir para a sua aprendizagem e, consequentemente, à construção do conhecimento. Para tal, percorremos inicialmente uma pesquisa de cunho positivista e de seus pressupostos a partir da revisão de literatura no sítio da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (BNTD) relacionadas as publicações de dissertação de mestrado e teses de doutorados que versavam sobre o tema. Ao final desse percurso de pesquisa, mapeamos de acordo com as discussões em grupo as publicações que versavam às reuniões para encaminhar o escopo do desenvolvimento dos trabalhos futuros.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference34 articles.

1. AMORIM, Frank Victor; SOUSA, Giselle Costa de; SALAZAR, Jesus Vitória. Atividades com Geogebra para o ensino de Cálculo. In: Conferência Interamericana de educação matemática, 13, 2011, Recife. Anais..., Recife – PE. 2011. Disponível em: http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/ paper/viewFile/1649/749. Acesso em: 19 set. 2015

2. BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. 2. ed. rev., atual. e ampl. Curitiba: Ibpex, 2008.

3. BARBOSA, Sandra Mara. Tecnologias da informação e comunicação, função composta e regra da cadeia. 2009. 199 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2009.

4. BARUFI, Maria Cristina Bonomi. A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de cálculo diferencial e integral. 1999. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

5. BROWN, Gary. The Evolution of the Term “Mixed Mathematics”. Journal of the History of Ideas. v. 52, p. 81 – 102, 1991.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3