Author:
Silva Anna Emily Abreu da,Mantovani Maria Beatriz Tavares,Silva Mariane Santos,Paula Mateus Gonçalves de,Araújo Jéssica Amaral Mendonça,Assunção Diogo Anacleto Barbosa,Souza Luciana Thais Rangel
Abstract
A Dengue, principal arbovirose no continente americano, é uma doença infecciosa aguda transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, apresentando quatro sorotipos virais e manifestando-se como Dengue Clássica ou Grave. Seu ressurgimento, especialmente no Brasil, nas últimas décadas, está relacionado a condições climáticas tropicais e fatores socioeconômicos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é compreender a dinâmica da doença, abrangendo sua etiologia, fisiopatologia, influência de variáveis climáticas e mobilidade humana. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando descritores específicos, elegendo artigos dos últimos 5 anos. A partir de uma abordagem de revisão integrativa, o estudo identificou o tema, formulou a problemática e utilizou diversas bases de dados, como SciELO, PUBMED e Google acadêmico, com critérios rigorosos de inclusão e exclusão. A classificação dos estudos permitiu uma análise estruturada, abordando amplamente a situação da Dengue no Brasil. Os resultados visam fornecer conclusões e insights para uma compreensão objetiva e abrangente do cenário, destacando a disseminação do vírus e os fatores socioeconômicos associados à proliferação do vetor. A apresentação destes resultados busca contribuir para a formulação de estratégias eficazes de controle e prevenção da Dengue no local. Em suma, enfrentar a Dengue demanda uma abordagem abrangente, integrando intervenções médicas, ações de saúde pública e medidas socioambientais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. ANDRADE, W. S. Dengue no Brasil: uma revisão integrativa, 2022. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) -Centro Acadêmico da Vitória- Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47760. Acesso em : 25 de Abril de 2014.
2. BIGARAN, L. T. et al. Manifestações atípicas em pacientes com Dengue: revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e532101321484, 2021. Disponível em : https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21484 . Acesso em : 27 de Abril de 2014.
3. COSTA, E. M.S; CUNHA, R. V; COSTA, E. A. Avaliação da implantação do Programa de Controle da Dengue em dois municípios fronteiriços do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, 2016. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 27, n. 4, e2017478, 2018. Disponível em : https://www.scielo.br/j/ress/a/DbnL9xGN6ZnKyZdhwRWntCp/#. Acesso em : 25 de Abril de 2024.
4. COSTA, M. M. Investigação dos efeitos da sazonalidade e da mobilidade humana na dinâmica de transmissão da dengue em patches, 2022. Tese (Doutorado em Biometria) - Graduação em Biometria- Universidade Estadual Paulista. São Paulo. Disponível em: . Acesso em 23 de Abril de 2024.
5. COSTA, L. R. et al. Sinalização purinérgica na infecção pelo vírus da dengue.