Abstract
Os Sistemas de Data centers são a espinha dorsal da economia moderna proporcionando suporte a serviços como computação em nuvem, acesso às redes sociais, ao comércio eletrônico e ao armazenamento de informações, o que forçou a disponibilização destes sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana sob pena de grandes prejuízos financeiros. Desta forma, para um funcionamento correto e contínuo, além de técnicas de redundância de hardware aplicadas a seus componentes, é de grande importância a adoção de estratégias adequadas para políticas de manutenção. Nosso estudo propôs uma abordagem analítica composta de modelos, métricas junto com uma metodologia permitindo a escolha da estratégia mais adequada para as políticas de manutenção considerando aspectos técnicos e de negócios em arquiteturas da infraestrutura de refrigeração. Os aspectos técnicos referem-se à métrica de indisponibilidade e os aspectos orientados a negócios referem-se à métrica de custo total de mão-de-obra. Estas métricas estão relacionadas a cada estratégia de manutenção das arquiteturas da infraestrutura de refrigeração. Nosso estudo de caso utilizou uma infraestrutura de refrigeração em arquiteturas com níveis crescentes de redundância para a aplicação da metodologia, das métricas e dos modelos propostos. Em cada arquitetura/infraestrutura foi realizada tanto a seleção da estratégia de manutenção mais adequada como uma análise objetiva da viabilidade de mudanças entre diversas estratégias. Os resultados mostraram que a estratégia mais adequada não possui necessariamente a menor indisponibilidade, mas adequa conjuntamente a menor indisponibilidade e os menores custos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ARREGOCES, M.; PORTOLANI, M. Data Center Fundamentals. Cisco Press, 2003.
2. AVIZIENIS, A., LAPRIE, J.C.; RANDELL, B.; LANDWEHR, C. Basic concepts and taxonomy of dependable and secure computing. IEEE Transactions on Dependable and Secure Computing, 1(1):11–33. DOI:10.1109/TDSC.2004.2, 2004.
3. BARABADY, J.; KUMAR, U. Availability allocation through importance measures. International Journal of Quality & Reliability Management, 24(6):643–657, 2007.
4. BIESER, J.; MENZEL, K.; HOFFMANN, K. Assessing a facility maintenance model of data centers: A methodology for advanced maintenance management for data centers. ICCCBE, Finland, 2018.
5. BOLCH, G.; GREINER, S.; DE MEER, H.; TRIVEDI, K.S. Queuing Networks and Markov Chains: Modelling and Performance Evaluation with Computer Science Applications – 2nd Edition. John Wiley & Sons Inc., 2006.