Author:
Siqueira Francisca Suene Alcântara,Da Silveira Thiago Araújo,Barbosa Leíce Germana da Silva,Cintra Andresa de Melo,Bezerra Bruna Herculano da Silva
Abstract
Este relato analisa o processo de elaboração de Oficinas Didáticas Interdisciplinares por licenciandos de Química de uma universidade pública no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, elaboradas seguindo os pressupostos advindos da abordagem CTS e das próprias oficinas. Essa construção ocorreu no âmbito de uma disciplina optativa específica do curso e teve vários momentos coletivos para sua realização, tais como: grupo focal inicial, exposição dos pressupostos da Oficinas Didáticas Interdisciplinares e da abordagem CTS, reuniões tutoriais, grupo focal final e elaboração do plano da oficina. Como resultados, verificamos que a construção proporcionou reflexões epistemológicas acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade e da formação cidadã; do ponto de vista metodológico, a articulação ODI-CTS trouxe às construções dos licenciados mais relação teoria-prática, interdisciplinaridade, dialogicidade, cooperação e diversidade. Como limitação da proposta tivemos o tempo para sua elaboração. E, entre os benefícios para a formação, foram verificados colaboração, diálogo e alteridade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994.
2. AMILBURU, M. G. La educación, actividad interpretativa: hermenéutica y filosofía de la educación. Madrid: Dykinson, 2002.
3. ANDER-EGG, E. El taller una alternativa de renovación pedagógica, Editorial Magisterio del Río de la Plata, 1991.
4. ANDRADE, S. de A. et al. A Abordagem CTS-Arte nos Estudos das Estações de Tratamento de Esgoto: Uma Prática No Ensino Fundamental. Revista Práxis, v. 6, n. 11, 2014.
5. AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. Florianópolis. Tese. Doutorado em Educação. UFSC. 2002.