Author:
Eckardt Márcio,Cardoso Ila Raquel Mello,Silva Núbia Adriane da,Afférri Flávio Sérgio,Peluzio Joênes Mucci,Souza Clóvis Maurílio de
Abstract
O melhoramento genético é uma das formas de potencializar a produtividade, diminuir custos e proporcionar maior sustentabilidade, de modo que uma ferramenta auxiliar neste processo seria o conhecimento da relação entre as variáveis e a produtividade. Assim, o presente artigo foi realizado com o objetivo de estudar os efeitos diretos e indiretos entre os componentes químicos do grão na produtividade de milho sob cultivo em baixa latitude. Na safra 2018-2019 foram realizados dois ensaios de competição de cultivares, sendo um em Palmas e outro em Paraíso do Tocantins-TO. O delineamento experimental utilizado nos ensaios foi de blocos ao acaso, com 12 tratamentos e três repetições, os tratamentos representados por 12 cultivares comerciais, divididas em seis transgênicos e seis não transgênicos. Os caracteres estudados foram óleo, proteína, fibra, amido e produtividade de grãos. Foram realizadas análise de variância individual e análise conjunta. Posteriormente, foram estimados os coeficientes de correlação de Pearson entre os caracteres. Em seguida, as correlações foram desdobradas em efeitos diretos e indiretos dos componentes químicos do grão de milho (variáveis independentes) sobre a produção de grãos (variável básica). O amido apresentou correlação significativa alta e positiva, o que beneficiaria o aumento da produtividade e produtores em uma seleção de cultivares. Em contraposição, os teores de óleo e de proteína apresentaram correlação negativa a produtividade, porém se o interesse for produção para indústria seria estratégia interessante selecionar cultivares com esta aptidão.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference40 articles.
1. ALVES, B. M. et al. Divergência genética de milho transgênico em relação à
2. produtividade de grãos e à qualidade nutricional. Ciência Rural, v. 45, n. 5, p.
3. -891, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20140471.
4. BHATIA, C. R.; RABSON, R. Bioenergetic Considerations in Cereal Breeding for Protein Improvement. Science, v. 194, n. 4272, p. 1418-1421, 1976. DOI:
5. 1126/science.194.4272.1418.