Author:
Batista Michel Corci,Martines Luciana,Schiavon Gilson Junior,Santos Oscar Rodrigues dos,Sitko Camila Maria
Abstract
Este trabalho objetivou investigar a efetividade de uma proposta de sequência de ensino, de modo interdisciplinar, por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, para o ensino de semicondutores em uma turma de terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Cianorte, na região noroeste do estado do Paraná. Essa proposta consiste em um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Esta se fundamenta nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa e qualitativa, construída através de questionários, atividade prática, leitura de textos e diário de campo produzido no decorrer da implementação. Toda análise do material coletado está de acordo com as pressuposições de Marco Antônio Moreira, através de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa). Dentre os resultados podemos observar o interesse dos alunos pelo assunto trabalhado na proposta, verificando a relação entre os conceitos dos materiais semicondutores estudados com o seu cotidiano, e ainda, percebendo a interdisciplinaridade no Ensino Médio.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
2. AUSUBEL, D. P.; NOVAK. J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional, 2ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
3. BOGDAN, R.; BIKLEN, S.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
4. FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; ABRÃO FILHO, A.; STRAPASSON, A.; SANTANA, A.E. Ficção científica na transposição didática do conceito de Entropia: a última pergunta de Isaac Asimov. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE) , v. 45, p. 1-12, 2023.
5. FONTES, A. D. S.; BATISTA, M. C.; SCHWERZ, R. C.; NEVES, M. C. D. A utilização das TDIC como ferramenta potencializadora no ensino de queda livre. Ensino, Saude e Ambiente, v. 12, n. 3, 11 dez. 2019.