Author:
Pereira Jhenifer Vitória,Silva Fabiana de Souza,Peixoto Larissa Cristina Gomes Caitano,Alves Júlia Melo,Alves Elcio Moreira
Abstract
A vida pode ser vista como um ciclo no qual há o nascer, crescer e morrer, e diante de tal aspecto é esperado pelos pais que ao terem um filho, este irá percorrer todo este ciclo, todavia, nem sempre isso acontece. Nesse interim, o estudo buscou por meio de pesquisa em bases de dados, realizar uma revisão bibliográfica acerca do luto vivenciado pelos pais de crianças internadas em UTI neonatal em Cuidados Paliativos. O estudo demonstrou a importância da comunicação da equipe multidisciplinar com a família tanto para discussão e tomada de decisões, quanto para uma melhor compreensão do processo de finitude e do lidar com o luto. Portanto, para um tratamento humanizado e efetivo, é importante que aconteça a comunicação e preparo dos profissionais para lidar com o luto dos familiares, promovendo a redução do sofrimento e ampliando a qualidade de vida dos envolvidos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. BOUSSO, R. S. Um tempo para chorar: a família dando sentido à morte prematura do filho. 2006. Tese (Título de Professor Livre-Docente em Enfermagem da Família) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
2. CARTER, B. S. More than medication: perinatal palliative care. v. 105. Oslo: Acta paediatrica, 2016. p. 1255–1256.
3. COMBINATO, D. S; QUEIROZ, M. S. Morte: uma visão psicossocial. v. 11. Natal: Estudos de Psicologia, 2006. p. 209-216.
4. DELALIBERA, M. et al. A dinâmica familiar no processo de luto: revisão sistemática da literatura. v. 20. Ciência & Saúde Coletiva, 2015. p. 1119-1134.
5. ERCOLE, F. F. et al. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Reme: Rev. Min. Enferm, Belo Horizonte, vol.18, n.1, p.09-11, 2014.