Author:
Santos Marcella Coelho Brandão,Silva Guilherme Dias Coelho,Araújo Hugo Gomes,Andrade Maria Clara Batista,Araújo Thaís Gasbarro,Araújo Isabela Cordeiro,Batista Jane Aparecida Lopes
Abstract
Introdução: O transtorno dissociativo de identidade (TDI) consiste em múltiplas personalidades ou uma experiência de possessão. Além disso, é um assunto de extrema relevância, já que engloba, também, implicações jurídicas. Objetivo: Este artigo busca compreender como é realizado o diagnóstico e os desafios do tratamento do paciente com transtorno dissociativo de identidade. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, de cunho descritivo-exploratório, com artigos extraídos das bases de dados PUBMED, Scientific Electronic Online Library (SCIELO) e Portal Periodicos CAPES. Discussão: O TDI é uma doença mental que pode ser causada por fator ambiental traumático associado à fator genético. No Brasil foi realizada uma reforma psiquiátrica (2016) que garantiu os direitos às pessoas com transtornos mentais. O diagnóstico é de difícil realização e consiste no histórico e sintomas do paciente. Além disso, o tratamento consiste na psicoterapia, uma vez que, a farmacoterapia é utilizada para alívio pontuais de sintomas. É uma doença que provoca inúmeros impactos sociais na vida desses indivíduos, já que as relações interpessoais e o autoconhecimento são prejudicados. Considerações finais: Conclui-se, portanto, os impasses do diagnóstico e tratamento da pessoa com transtorno dissociativo de identidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference8 articles.
1. ALMEIDA, A. M. DE; RIBEIRO, A. B.; BENEDETTI, L. Transtorno Dissociativo de Identidade: um mecanismo de proteção complexo. Psicopatologia crítica: perspectivas do sofrimento existencial, v. 1, n. 1, 12 nov. 2020.
2. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
3. DALPONT, N. I.; SPENCE, N. C. F. M. Abordagens diagnósticas no transtorno dissociativo de identidade: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 3, p. 11481–11491, 2 jun. 2023.
4. DE OLIVEIRA MARALDI, Everton. Transtorno dissociativo de identidade: aspectos diagnósticos e implicações clínicas e forenses. Revista Fronteiras Interdisciplinares do Direito, v. 1, n. 2, p. 32-32, 2019.
5. FARIA, Marcello de Abreu et al. A utilização do Método de Rorschach no diagnóstico diferencial da Esquizofrenia e Transtorno Dissociativo de Identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, p. e3521, 2019.