Author:
Faria Neto Antonio Moraes,Souza Julie Paiva,Neves Tiemi Fukushima,Mouro Gustavo Henrique Santos,De Carvalho Karla Cristina Naves
Abstract
A esquizofrenia é um transtorno psicótico caracterizado por dissociações das funções psíquicas, como a desorganização de pensamento e a incapacidade de delimitar a realidade e a fantasia. Apesar de ter alta influência genética, fatores como traumas podem auxiliar no desenvolvimento dessa condição. Desse modo, o teste de Rorschach trata-se de uma ferramenta, que apesar de não ser considerada como diagnóstica pela Classificação internacional de Doenças (CID-10), mostrou-se eficaz na identificação psicológica da esquizofrenia. Esse teste, elaborado por Hermann Rorschach, consiste na apresentação de 10 manchas ao paciente e, a partir das respostas, traçar elementos da personalidade e identificar sintomas de sindromes, dentre elas a esquizofrenia.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference3 articles.
1. FARIA, M. A.; et al. A utilização do método de Rorschach no diagnóstico diferencial da esquizofrenia e transtorno dissociativo de identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, V. 35, e. 3521, 2019.
2. GUIMARÃES, A. C. N.; AMARAL, A. E. V.; VIEIRA, P. G. Schizophrenia simulation in the Rorschach test (R-PAS). Aval. Psicol, V. 20, n. 2, p. 171-181, 2021.
3. RESENDE, A. C.; ARGIMON, I. I. L. A técnica de Rorschach e os critérios da CID-10 para o diagnóstico da esquizofrenia. Psicologia: Reflexão e Críetica, V. 25, n. 3, p. 422-434, 2012.