Author:
De Paula Iris Barbosa,De Paula Lucas Barbosa,De Paula Laila Barbosa
Abstract
É evidente que os agrotóxicos aumentaram a produtividade agrícola, mas seu uso indiscriminado tem gerado consequências para a saúde humana, incluindo as gestantes, podendo acarretar alterações no desenvolvimento embriofetal. Assim sendo, o presente trabalho propôs investigar as principais consequências resultantes da exposição de gestantes aos agrotóxicos. O estudo utilizou-se de uma revisão integrativa realizada por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMED, Scielo e LILACS, utilizando os descritores “agrotóxicos”, “exposição”, “gestação”, “recém-nascido”, bem como seus correspondentes em inglês. Os artigos encontrados apontaram que a exposição pré-natal à agrotóxicos é um importante fator para desfechos perinatais negativos, malformações congênitas, tais como criptorquidia, hipospádia e micropênis. Foi observado ainda, que a exposição das gestantes aos agroquímicos pode estar relacionada com baixo peso ao nascer e leucemias. É possível aferir através da revisão, a existência de uma associação positiva entre a exposição de gestantes aos agrotóxicos e a manifestação de desfechos perinatais negativos, o que reforça a necessidade de discussões sobre uma melhor assistência a essas gestantes e o processo de utilização e comercialização dos agrotóxicos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference37 articles.
1. ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva; FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz; INCA – Instituto Nacional de Câncer. Uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Abrasco; Fiocruz; Inca, 6 set. 2013.
2. AMÉRICO, J.H.P. Desreguladores endócrinos no ambiente e seus efeitos na biota e saúde humana. Rev de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, v. 22, [s.n], 2012.
3. ARAÚJO, J.S; DELGADO, I.F; PAUMGARTTEN, F.J. Glyphosate and adverse pregnancy outcomes, a systematic review of observational studies. BMC Public Health, Rio de Janeiro, v. 472, n. 16, 2016.
4. BOWLER, R. M.; CONE, J. E. Segredos em medicina do trabalho, Porto Alegre: Artmed Editora, p. 396, 2001.
5. BRASIL. Decreto n. 7802, de 11 de julho de 1989. Presidência da República: casa civil, 1989. Disponível em: Acesso em: 18 de fev. 2021.