Author:
Bernardino Priscilla Karla Barreto,Tavares José Filipe
Abstract
O vegetarianismo é definido como o consumo de uma dieta constituida principalmente por alimentos de origem vegetal e a exclusão de produtos de origem animal (vegetariano estrito e vegano), podendo ou não consumir derivados de leite e ovos (ovolactovegetariano e ovovegetariano). Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi discutir os beneficios da alimentação vegetariana no diabetes mellitus tipo 2. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa. Foi realizada uma pesquisa de artigos considerando os descritores em saúde (DeCs): “dieta vegetariana”, “diabetes mellitus tipo 2” e “nutrição” e suas respectivas palavras-chaves em inglês e espanhol nas bases SciELO, BVS, PUBMED e EBSCO, publicados de 2017 a 2022. Como resultado, os estudos apontaram que a dieta vegetariana traz vários benefícios para a saúde, entre eles a redução do risco de diabetes mellitus tipo 2, níveis mais baixos de colesterol, pressão arterial e gordura corporal em comparação as pessoas que não fazem uso desse tipo de alimentação. Ficou evidenciado, a importância do nutricionista na adequação de uma alimentação vegetariana, que precisa ser bem balanceada tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos, uma vez que este tipo de alimentação apresenta alguns déficits de nutrientes, como as vitaminas complexo B, por exemplo para que haja adequação nutricional conforme necessário, buscando a prevenção de doenças e a minimização de agravos de patologias pré-existentes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference40 articles.
1. ALEIXO, M.G.B. et al. Controle e redução de doenças crônicas não transmissíveis através da dieta à base de plantas: uma revisão abrangente. Alimentos: Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente, v. 1, n. 1, p. 103-119, 2020.
2. AQUINO, L.M.L. et al. A atuação da terapia ocupacional com pacientes com diabetestipo 2: uma revisão de literatura. Acta fisiátrica, v. 24, n. 4, p. 207-211, 2017.
3. APPLEBY, P.N.; KEY, T.J. The long-term health of vegetarians and vegans. Proceedings of the Nutrition Society, v. 3, p. 287-293. 2016.
4. ARCHUNDIA-HERRERA, M.C.; SUBHAN, F.B.; CHAN, C.B. Padrões alimentares e risco de doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2. Current Diabetes Reports, v. 6, n. 4, p. 405-413, 2017.
5. BAENA, R.C. Dieta vegetariana: riscos e benefícios. Diagnóstico & Tratamento, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 56-64, 2015.