Author:
Borges Isabella Luiza das graças Rocha,Goias Maria Tereza Guay de,Jacob Thamara Cardoso,Nora Fernanda Grazielle da Silva Azevedo
Abstract
Os componentes da motricidade humana, abrangendo a motricidade fina e global, equilíbrio, organização espacial e temporal, e lateralidade, foram fundamentais na formação das habilidades motoras das crianças. Essas competências desempenharam um papel crucial, principalmente durante a infância. No contexto educacional, especialmente no Ensino Fundamental, a escola se revelou um ambiente propício para o desenvolvimento de diversas aptidões, e entre elas, o desenvolvimento motor assumiu um lugar de destaque. A atividade motriz foi a linguagem pela qual as crianças interagiram com o mundo de maneira eficaz e concreta, permitindo-lhes compreender a si mesmas e o ambiente que as cercava. Este estudo teve como foco a investigação do desenvolvimento motor em crianças que estavam nos primeiros anos de escolarização, com o intuito de propor intervenções que pudessem enriquecer as aulas de Educação Física escolar. A abordagem escolhida concentrou-se em explorar os esportes radicais como conteúdo de ensino, reconhecendo seu potencial para engajar e motivar os alunos de maneira única. A metodologia empregada nesta pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica e um estudo documental que se basearam em estudos publicados nos últimos 10 anos. Esses estudos foram criteriosamente selecionados a partir de fontes confiáveis, como o Google Acadêmico e a Scielo, sendo que a preferência foi dada a publicações em língua portuguesa. Essa abordagem buscou embasar a prática educacional em evidências recentes, ampliando o conhecimento e proporcionando intervenções mais eficazes para promover o desenvolvimento motor das crianças no ambiente escolar. Isso, por sua vez, contribuiu para um crescimento saudável e holístico dos alunos durante os anos iniciais de sua educação.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ARAUJO, Mauricio P; BARELA, José A; CELESTINO, Melissa L.; BARELA, Ana Maria F. Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Rev. Bras. Med Esporte. V.18, n.3, p.153-157- mai/jun, 2012.
2. BARBOSA, Deivison Douglas Soares. Práticas corporais de aventura e suas possibilidades no contexto escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.
3. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. Ed.rev São Paulo: Cortez, 1992.
4. Da FONSECA, Fernando Richardi et al. Relação entre o nível de desenvolvimento motor e variáveis do contexto de desenvolvimento de crianças. Journal of Physical Education, v. 19, n. 2, p. 183-194, 2008.
5. DE DEUS INÁCIO, Humberto Luís et al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios-reflexões para além da base nacional comum curricular. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 168-187, 2016.