Author:
Comape Alciles Pereira,Reis Ian Duarte dos Anjos dos,Silva Neto Rodrigo Pereira da,Roberto José Carlos Alves,Almeida Victor da Silva
Abstract
O Município de Manaus, pertencente ao Estado do Amazonas, apresenta vários desafios no combate à Malária, devido seu contexto socioambiental, exigindo bastante do serviço público de vigilância ambiental e epidemiológica para que a quantidade de casos não saia do controle. Essa situação é suficiente para vislumbrar os desafios que o Município precisará enfrentar para conseguir atingir a meta estipulada pelo Plano Nacional de Eliminação da Malária. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar um estudo analítico sobre a metodologia para execução das fases do Plano de Eliminação de casos de malária até o ano de 2035 na Cidade de Manaus-AM, tendo como objetivos específicos avaliação das seguintes fases: Preparar oficinas de alinhamento, com o objetivo de detectar as fragilidades e forças institucionais e, assim, definir fluxos das etapas para alcançar as metas de curto, médio e longo prazo, Consolidar o cumprimento das metas e reduzir o índice de malária até 2030, definindo estratégias de enfrentamento para malária, Acompanhar a aplicação das metas previstas no Plano de Eliminação, visando manter o Estado sem óbitos e sem transmissão e Prevenir para manter o Amazonas e Manaus livre da malária até 2035. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e analítica, sendo desenvolvida por meio do uso de instrumentos documentais, tais como: livros, artigos, revistas e periódicos da Capes usados como embasamento bibliográfico, além de outros informativos como o Elimina Malária Brasil, o Plano de Eliminação da Malária no Amazonas e o Plano Estadual de Saúde do Amazonas. Por meio dos resultados obtidos é possível notar que é essencial o entendimento sobre como devem atuar as quatro fases que compõem o Plano de Eliminação da Malária em Manaus. Logo, a compreensão genuína de todas as estratégias utilizadas para a eliminação da malária na Cidade de Manaus é primordial para se efetivar cada objetivo proposto pelo Plano de Eliminação.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. ARISCO, N. J.; PETERKA, C.; CASTRO, M. C. Cross-border malaria in Northern Brazil. Malar J. v. 20, n. 135, 2021.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. Elimina Malária Brasil: Plano de Eliminação da Malária no Brasil. Brasília, 2022.
3. BRASIL. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Doenças Transmissíveis Coordenação Geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e Doenças Transmitidas pelo Aedes. Situação epidemiológica da malária. 2018. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/agosto/30/3.%20c%20- %20malaria_CIT_30_ago_2018_cassiopeterka.pdf. Acesso em 15 de março 2024.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Malária: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2019. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saudede-a-z/malaria. Acesso em 10 de março 2024.
5. BRAZ, Rui Moreira; BARCELLOS, Christovam. Análise do processo de eliminação da transmissão da malária na Amazônia brasileira com abordagem espacial da variação da incidência da doença em 2016. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 27, 2018.