Author:
Rios Beatriz,Moreira Breno,Chedier Luciana Moreira
Abstract
O presente estudo enfoca a Educação Ambiental como instrumento vital para promover a sustentabilidade. Explorando a implementação no Brasil à luz da Política Nacional de Educação Ambiental, destaca-se a importância de considerar a Educação Ambiental não apenas como uma disciplina específica, mas como um tema transversal no currículo escolar. O estudo também propõe uma aula prática de Educação Ambiental, centrada na arborização urbana, buscando não apenas informar, mas transformar ativamente a relação dos alunos com o meio ambiente. Destaca-se a relevância do uso de metodologias ativas para tornar o ensino de Ciências/Biologia mais dinâmico e conectado à conscientização ecológica. A proposta de aula, estruturada em três etapas, visa envolver os alunos ativamente, promovendo a compreensão da importância das árvores no ecossistema urbano. Os resultados esperados incluem a conscientização dos alunos, a aplicação prática dos conhecimentos e a promoção de uma compreensão mais profunda da relação entre seres humanos e meio ambiente. Em resumo, o estudo destaca a necessidade de integrar a Educação Ambiental de forma abrangente nas práticas educacionais e políticas públicas, ressaltando seu potencial transformador na construção de sociedades mais conscientes e comprometidas com a sustentabilidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. BERNATZKY, A. The contribution of trees and green spaces to a town climate. Energy and Buildings, Lausanne, v. 5, p. 1-10, 1982.
2. BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999: dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 28 de abril de 1999.
3. CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010, 305p.
4. CARVALHO, Isabel C. M. Educação Ambiental: A Formação do Sujeito Ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.
5. COSTA, Francisco Wendell Dias. Plante uma árvore, adote essa ideia! Projeto de educação ambiental na Escola Adalgisa Mendonça Lopes, Anajatuba-MA. Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 22, p. e28, 2018.