Author:
Muniz Ádria Soyara Sampaio de Sousa,Pellegrini Marcos Antonio,Barreto Tárcia Millene de Almeida Costa,Ferko Georgia Patrícia da Silva,Sousa Adna Synara Sampaio de
Abstract
Introdução: a atenção hospitalar à saúde da criança indígena demanda uma abordagem sensível e culturalmente adaptada, reconhecendo as especificidades étnicas e culturais dessas comunidades. Essa abordagem é fundamental para garantir a promoção do bem-estar integral da criança indígena e de seus familiares, ao longo de todo o processo, desde a internação até a alta hospitalar. Objetivo: analisar a dinâmica do atendimento das crianças indígenas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), na perspectiva dos profissionais de saúde. Material e Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), localizado no município de Boa Vista, estado de Roraima. Participaram 16 profissionais que atuam no HCSA e que prestam assistência à população indígena direta ou indiretamente. Utilizou-se um formulário de entrevista semiestruturada, com questões pertinentes à caracterização dos profissionais e à percepção quanto às políticas de saúde indígena e de humanização inseridas no hospital. Os dados foram transcritos e, posteriormente, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin com o software Iramuteq. O estudo foi submetido a Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado. Resultados: a assistência à saúde indígena enfrenta uma série de desafios que impactam diretamente a qualidade e a eficácia dos serviços prestados. Entre eles, a descontinuidade no atendimento, a escassez de profissionais de saúde qualificados e a falta de intérpretes, o que dificulta o acesso a cuidados adequados, especialmente devido às barreiras linguísticas e culturais. Os relatos dos participantes apontam a necessidade de cursos e capacitações destinados aos profissionais de saúde, bem como o (re)planejamento dos espaços físicos, visando ao bem-estar e à recuperação dos pacientes indígenas. Considerações finais: este estudo reforça a necessidade de gestores e autoridades de saúde atuarem de forma assertiva na implementação de políticas e programas voltados para a melhoria da assistência à saúde indígena, em especial, no ambiente hospitalar.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. AMORIM FILHO, F. J. R. M. L. et al. Experiências de saúde indígena com a etnia Xukuru Kariri. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 862-874, 2023.
2. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 reimp. São Paulo: Edições 70, 2016.
3. BOMFIM, L. B.; SILVA, C.S.; PORTO, F. Culture of caring for indigenous people with children. Cultura de los Cuidados (Edición digital), v. 27, n. 65, 2023.
4. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.
5. BRASIL. Portaria nº2.663, de 11 de outubro de 2017. Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para redefinir os critérios