Abstract
O Mergulho de Segurança Pública é uma atividade exercida em sua grande maioria por Bombeiros Militares, para a recuperação de corpos e bens, além de evidências criminais, em ambientes aquáticos e apresenta uma extensa variedade de riscos, tais como: efeitos do hiperbarismo, visibilidade zero, possibilidade de algum tipo de contaminação, enroscos, correnteza, intempéries, materiais perfuro cortantes ou contundentes, além da possibilidade de ataque por animais silvestres aquáticos que naturalmente estão presentes nestes ambientes. O objetivo deste trabalho é apresentar, relatar e discutir uma ocorrência que envolveu um acidente a um mergulhador causado por arraia no Rio Araguaia. A partir deste estudo de caso, foi apresentado observações importantes a respeito da técnica do tipo Arrasto utilizada nestes rios com correntezas, além de discussões e conclusões a respeito do atendimento realizado para pronta recuperação do mergulhador de segurança pública afetado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. ANGELO, P. G.; CARVALHO, A. R. Valor recreativo do Rio Araguaia, região de Aruanã, estimado pelo método do custo de viagem. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 29, n.4, pag. 421 a 428. 2007.
2. https://www.redalyc.org/pdf/1871/187115754013.pdf
3. CARVALHO, A. R.; MEDEIROS, E.R. Levantamento socioeconômico e da composição de espécies entre os turistas que praticam a pesca recreativa no rio Araguaia, região de Aruanã. Rev. Saúde e Amb., Joinville, v. 6, n. 2, p. 23-31, 2005.
4. CBMGO. Manual Operacional de Bombeiros. Mergulho Bombeiro Militar. Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. 2018.
5. https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/Manual-Operacional-de-Bombeiros-Mergulho-Bombeiro-Militar.pdf