Gestão dos resíduos sólidos na transição para a economia circular e o cumprimento dos ODS 2030

Author:

Cabral Marcos Vinicius Afonso,Da Conceição Mário Marcos Moreira,Pessoa Ailton Caetano Nascimento,Da Silva Valdemir Fonseca,Feitosa Carla Gisele Vieira,Fonseca Ketlen Pinto da Silva,Dos Santos Renato Araujo,Alencar Carlos Ilson da Silva

Abstract

Desde o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, a economia global tem sido dominada pelo modelo de produção vulgarmente conhecido como economia linear. Neste modelo linear, o processo envolve extrair matérias-primas do meio ambiente, fabricar bens e, em seguida, descartar os resíduos resultantes. Organizações em todo o mundo foram influenciadas pelos esforços de vários países para enfrentar as consequências da economia linear. A Economia Circular defende sistemas de produção que sejam restauradores e regenerativos, passando de um modelo linear de produção (“extrair-produzir-usar-descartar”) para um modelo circular (“extrair-produzir-usar-recuperar”). Neste viés, o objetivo deste artigo foi examinar a correlação entre a gestão de resíduos sólidos na transição para uma economia circular e a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas 2030. Para examinar a correlação entre a gestão de resíduos, a economia circular e a Agenda 2030 da ONU, este estudo empregou uma metodologia qualitativa. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura, abrangendo artigos publicados em língua portuguesa em três bases de dados científicas: Periódicos CAPES, SciELO, SPELL e ZENODO. Seguindo o protocolo de pesquisa descrito por Cronin. Foram empregados critérios específicos para inclusão ou exclusão de artigos. Ao final, um total de 6 artigos foram revisados ​​e analisados ​​minuciosamente. Como resultado, o estudo sublinhou a importância da gestão de resíduos sólidos na sociedade contemporânea e enfatizaram a necessidade de abordagens interdisciplinares e integradas para enfrentar os desafios ambientais e sociais associados a esta questão. As conclusões revelaram que o Brasil ainda tem um terreno significativo a percorrer em termos de implementação de práticas eficientes e integradas de gestão de resíduos que se alinhem com os princípios delineados na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Agenda 2030. No entanto, a investigação também destacou iniciativas encorajadoras e experiências bem-sucedidas em determinados setores e regiões, que podem servir como inspiração valiosa e referências para a transição para uma economia circular.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference33 articles.

1. ASSUNÇÃO, Lucas. Economia circular na indústria automotiva: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 416-431, set./dez. 2019.

2. BECK, Rafael; FERASSO, Marcos. Gestão da inovação aberta: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia da informação. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 1-22, jan./mar. 2023.

3. BERNDTSSON, Mikael. Qualitative Research in Computer Science. 1. ed. Hershey: IGI Global, 2015.

4. BONCIU, Florin. The European Union’s circular economy: challenges and opportunities. Journal of Economic and Social Development, Zagreb, v. 1, n. 1, p. 15-24, jun. 2014. link. Acesso em: 20 fev. 2024.

5. BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, nº 147, 3 de agosto de 2010. Disponível em: L12305 (planalto.gov.br). Acesso em: 20 fev. 2024.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3