Author:
Chaves Maura da Silva,Tamiosso Raquel Tusi,Porta Leonardo Dalla,Pigatto Aline Grohe Schirmer
Abstract
Com o objetivo de investigar o conhecimento dos estudantes, de um curso de Biomedicina, em relação à temática endometriose, bem como, verificar os fatores que implicam nesses conhecimentos foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa. Os estudantes responderam um questionário online composto por três seções que contemplavam a busca por informações de cunho pessoal; a percepção do conhecimento acerca do objeto de estudo; e, a concordância em relação à informações atinentes à endometriose. Os dados obtidos foram tratados e analisados utilizando o quadro teórico e metodológico da Análise Estatística Implicativa, com o apoio do software CHIC. Vinte e seis estudantes (22%) responderam o questionário, 84,5% eram do sexo feminino e a idade média foi de 21,3 anos. A maioria (73,1%) demonstrou conhecimentos básicos, enquanto alguns (15,4%) revelaram domínio mais aprofundado acerca da endometriose. A nuvem de palavras destacou associações significativas com "dor", sublinhando a importância desse sintoma. Disciplinas de graduação (84,6%) foram sinalizadas como fontes essenciais de informação, mas a influência da mídia (53,8%) e fontes informais (57,7%) também, foi evidente. A análise implicativa revelou relações entre a formação acadêmica, percepções da etiopatologia e identificação das principais fontes de informação. A associação forte entre endometriose e infertilidade foi influenciada, principalmente, por notícias e materiais de divulgação. O estudo destaca a necessidade de abordagens educacionais abrangentes que considerem a complexidade da endometriose e reconheçam a influência de diversas fontes de informação na formação de conhecimento dos estudantes de Biomedicina.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 2/2003. Institui
2. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Biomedicina. 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces022003.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.
3. CROSERA, A. M. L. V. et al. Tratamento da endometriose associada à infertilidade: revisão de literatura. Femina, São Paulo, v. 38, n. 5, p. 251-256, 2010.
4. ESHRE guideline on the management of women with endometriosis. 2013.
5. Disponível em: https://www.eshre.eu/Guidelines-and-