Author:
Peixoto Gabriela Teixeira,Morgado Deborah Miranda,Franco Luisa,Mota Alberto Oliveira da Costa,Franco Diogo
Abstract
O câncer de mama, a malignidade não-cutânea mais frequente globalmente, demanda abordagens diagnósticas e terapêuticas eficazes. Este estudo investiga a análise histopatológica de rotina de cicatrizes de mastectomia durante a cirurgia de reconstrução mamária. Embora as taxas de recorrência do câncer de mama variem de 4% a 20%, a análise histopatológica de rotina das cicatrizes de mastectomia parece ter limitada relação de custo-efetividade. A recorrência nas cicatrizes é rara, e avaliações clínicas, incluindo palpação e exames complementares, demonstram ser mais eficientes. O estudo sugere uma transição para uma abordagem mais seletiva através de anamnese e exame físico direcionados a fim de identificar os pacientes com maior probabilidade pré-teste de recorrência, oferecendo uma alternativa mais econômica diante de sistemas de saúde enfrentando restrições financeiras. Essa transição estratégica priorizaria recursos para pacientes com indicadores prognósticos mais desfavoráveis, enfatizando a importância da suspeita clínica em relação às análises histopatológicas de rotina durante a reconstrução mamária.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. Gobbi, H., Carvalho, F.M., Rahal, R.M.S. et al. Optimizing pathological assessment of breast cancer in Brazil: recommendations from a multidisciplinary working group on the tumor-tissue journey. Surg Exp Pathol 5, 20 (2022). https://doi.org/10.1186/s42047-022-00121-x
2. Outubro Rosa 2023. Disponível em: .
3. ESSERMAN, L. J.; JOE, B. N. UpToDate. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2024.
4. Long-term followup of breast cancer patients: the 30-year report. Adair F, Berg J, Joubert L, Robbins GF. Cancer. 1974;33(4):1145.
5. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Principais Questões sobre Reconstrução da Mama: direitos e desafios para acesso no SUS. Rio de Janeiro, 14 out. 2021. Disponível em: .