Author:
Macedo Luciana Ramos,Moreira Renata Andrade de Medeiros,De Araújo Tainara Pereira,Pereira Renata Junqueira
Abstract
Objetivo: o presente estudo transversal retrospectivo descreve os perfis de saúde e nutrição de recém-nascidos internados em uma maternidade pública, comparando-os em relação à maturidade ao nascer e ao tipo de alimentação recebida. Métodos: os dados foram coletados das fichas de receptores do banco de leite humano e analisados no software Statistical Package for Social Sciences 2.0. Resultados: ao se compararem as crianças prematuras e a termo, bem como pelo tipo de alimentação recebida, observaram-se diferenças significativas entre todos os parâmetros, exceto em relação ao incremento ponderal diário. O declínio do estado nutricional e o insuficiente incremento ponderal observados apontam para o desafio de nutrir adequadamente as crianças internadas em unidades neonatais. Conclusão: diante dos impactos da prematuridade e da internação na mortalidade infantil, ressalta-se a importância do suporte nutricional adequado e de qualidade, para a melhoria do estado nutricional e, consequentemente, do estado geral de saúde de neonatos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. AULER, F.; DELPINO. F. S. Terapia nutricional em recém-nascidos prematuros. Rev. Saúde e Pesq. 2008; 1(2): 209-16.
2. BARRETO, G. M. S. et al. Crescimento e marcadores bioquímicos de recém-nascidos prematuros até os seis meses de idade corrigida. J Hum Growth Dev. 2018; 28(1): 18-26.
3. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: Crescimento e desenvolvimento. Monitorização do Crescimento. 1.ed.2. reimp. Brasília. 2014.
4. COSTA, L. D. et al. Fatores preditores para a admissão do recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. Baiana Enferm. 2017; 31(4): e20458.
5. DAMIAN. A.; WATERKEMPER, R. PALUDO, C. A. Perfil de neonatos internados em unidade de tratamento intensivo neonatal: estudo transversal. Arq Ciênc Saúde. 2016; 23(2): 100-05.