Eficiência física do uso e reuso de máscaras faciais caseiras no controle da transmissão de infecções microbianas

Author:

Castilhos Eduarda Muraro de,Stechi Gabriel Henrique Gonzaga,Lameu Nathalia Dutra,Apolinario Gabriel Arrabaça,Santos Anderson Alves dos,Meneghin Vitor Assolari,Pereira Maria Vitória Roque,Matsumoto Leopoldo Sussumu

Abstract

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada por coronavírus (SARCOV-2). Este é transmitido por meio de perdigotos geradas por pessoas infectadas. A alta disseminação causou pânico e incertezas na população. Como forma de prevenção a OMS liberou o uso de máscaras caseiras. A confecção destas tem se utilizados vários materiais, desde TNT, tecido de algodão, a materiais sintéticos, e não há restrição do seu reuso após a lavagem. Assim, o objetivou-se avaliar a eficiência como barreira física dos diferentes tecidos utilizados para confecção de máscaras caseiras. Foram realizadas análises de 12 tecidos (algodão puro, misto, sintéticos e TNT) quanto a retenção de umidade, condições estruturais das fibras e passagem de ar. Os resultados demonstram variação muito grande, devido a composição das fibras. A retenção de umidade é menor quanto menor é a porcentagem de algodão, os TNTs apresentaram alta retenção de umidade. Os tecidos de algodão puro, apresenta maior retração dos tecidos e os tecidos misto e sintéticos apresentam menor alteração quanto as malhas, mas após sucessivas lavagens as fibras sofrem rupturas. Nos TNT40 e 80 após 6 e 8 lavagens respectivamente as estruturas físicas são totalmente alteradas, permitindo passagem de ar. Assim, conclui-se que máscaras confeccionadas com tecidos de algodão puro, misto e sintéticos, apresentam eficiência boa como barreira física até 6 lavagem, sem levar grandes alterações na estrutura básica do tecido. As máscaras de TNT deve ser evitadas o seu uso, pois apresenta alterações estruturais já nas primeiras lavagens, ou seja, são descartáveis (uso único).

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference9 articles.

1. BEM, N. A.; LINKE, P. P.; PACCOLA, E. A. D. S.; SOTO, L. C.; REZENDE, H. Moda e sustentabilidade–uma perspectiva acerca da degradação de tecidos de algodão e poliéster em solo natural. In: 4o. Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. Gramado, 2021.

2. BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Especial. Doença pelo novo coronavírus – COVID-19. 2024, 41p.

3. CHEREN, L. F. C. Um modelo para a predição da alteração dimensional em tecidos de malha de algodão. Tese (Doutorado) – UFSC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2004. 294 p.

4. GASI, F.; BITTENCOURT, E. Estudo das propriedades de conforto em tecidos de malha das fibras sintéticas de poliéster e poliamida 6.6: permeabilidade ao vapor, transporte de umidade e proteção ultraviolet. Regide, v. 1, n. 1, p. 113-126, 2010.

5. GASI, F.; BITTENCOURT, E.; VASCONCELOS, F. Estudo comparativo das propriedades de permeabilidade ao vapor transporte de umidade e proteção ultravioleta em malhas de poliamida 6.6 e poliéster com elastano. Química Têxtil, v. 98, p. 36-40, 2010.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3