Author:
De Sousa Júnior Francisco Souto,De Aquino Josiel Medeiros
Abstract
O uso das tecnologias socias, tem-se constituído como um elemento imprescindível para as populações do campo, sobretudo na de convivência com o semiárido. Frente a isso, o objetivo do trabalho é analisar a qualidade vida das famílias, avaliando os avanços obtidos através das tecnologias sociais de captação de água para o consumo humano no assentamento de reforma agrária Bom Lugar I, localizado no município de Upanema/RN. Para implementar o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o percurso metodológico, contando especificamente com a pesquisa exploratória com natureza qualitativa, realizando inicialmente o levantamento de dados bibliográficos, contemplando o levantamento e coleta de dados existentes em artigos científicos. Na sequência, implementou-se o instrumento de coleta de dados, conhecido como entrevista semiestruturada, contando com a aplicação de questionários, constituídos de perguntas abertas e fechadas, acerca das tecnologias sociais de convivência com o semiárido. No tratamento dos dados, implementou-se os critérios de análise de conteúdo. Com base no estudo desenvolvido, foi compreendido a importância das tecnologias sociais de convivência com o semiárido, especificamente na espacialidade do assentamento de reforma agrária, sobretudo, assegurando a permanência dos agricultores familiares na localidade, contribuindo diretamente no acesso à água e reduzindo as desigualdades sociais, proporcionando novas possibilidades e perspectivas frente ao contexto do semiárido.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. BARDIN, L., Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977, p.70.
2. CAMPELLO, T. Faces da desigualdade no Brasil: um olhar dos que ficaram para trás. Brasília: Flacso, 2017. 78 p.
3. MALVEZZI, R. Semi-Árido – Uma visão holística. 1. ed. Recife: Imprinta Express, 2007. 140 p.
4. PONTES, E.T.M.; MACHADO, T.A. Desenvolvimento sustentável e convivência com o semi-árido: o caso do programa um milhão de cisternas rurais no nordeste brasileiro. Encontro Nacional de Geografia Agraria, v.19, 2012.
5. ASSIS, T. R. P. Sociedade civil e a construção de políticas públicas na região semiárida brasileira: o caso do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC). Revista de Polí-ticas Públicas, v. 16, n. 1, p. 179-189, 2012.