Author:
Alves Gerlane da Silva,Do Carmo Filho Manoel Martins,Dos Santos Carla Macedo Velloso,Negreiros Miguel Carlos Viana
Abstract
Segundo o Ministério do Turismo (2018), no Brasil existem cerca de 31,3 mil estabelecimentos de hospedagem, sendo este segmento um grande indutor do desenvolvimento da economia turística do país. Isto deve-se à grande capacidade de geração de emprego e renda dessa atividade. Nesse sentido, a Contabilidade Gerencial, como ferramenta de auxílio à tomada de decisões, deve ocupar um lugar de extrema importância na contabilidade das empresas hoteleiras, para que estas continuem a se desenvolver de maneira saudável. O objetivo deste estudo é analisar a adoção de práticas de Contabilidade Gerencial em meios de hospedagem da capital amazonense. Para atingir esse objetivo foi aplicado um questionário à 12 meios de hospedagem da cidade de Manaus- AM, cadastrados no Ministério do Turismo, através do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços de Turismo), no período de 29/05/2019 a 18/06/2019. O estudo mostra que as práticas de Contabilidade Gerencial são amplamente utilizadas pelas empresas hoteleiras e de tais práticas, destacam-se o Custeio Variável, a utilização do orçamento para planejamento anual e controle de custos, medidas de rentabilidade, análise da rentabilidade do produto e gestão baseada em atividades. Entretanto, observa-se que as técnicas tradicionais de CG têm melhor aceitação do que as práticas contemporâneas, e que estas ainda são pouco utilizadas pelas empresas hoteleiras.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. ABDEL-KADER, M. G.; LUTHER, R. G. IFAC's conception of the evolution of management accounting. Advances in management accounting, 2006, vol. 15, p. 229-247.
2. ATKINSON, ANTHONY A. [et al.]. Contabilidade Gerencial. Tradução André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro; revisão técnica Rubens Famá. São Paulo: Atlas, 2000.
3. BRASIL, Lei nº 11.771, de 17 DE Setembro de 2008. Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico; revoga a Lei no 6.505, de 13 de dezembro de 1977, o Decreto-Lei no 2.294, de 21 de novembro de 1986, e dispositivos da Lei no8.181, de 28 de março de 1991; e dá outras providências.
4. EMBRATUR. Turismo sustentável. Disponível em: http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/salaImprensa/artigos/arquivos/Turismo_Sustentavel_.html . Acesso em: 20 de junho de 2019.
5. FREZATTI, F. Management accounting profile of firms located in Brazil: a field study. Brazilian Administration Review, v. 2, n. 1, p. 73-87, Jan/Jun, 2005