Author:
Andrade Adriano Simões,Catapan Anderson
Abstract
O artigo aborda a situação dos Yanomami, um grupo indígena da região amazônica, que enfrenta sérios desafios, incluindo a mineração ilegal e o desmatamento. Em 2023, a mídia noticiou uma crise humanitária entre os Yanomami, marcada por problemas de saúde, desnutrição e aumento alarmante de óbitos infantis. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), desempenha um papel crucial na oferta de cuidados de saúde a essas comunidades diversificadas, com estruturas como Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), Casas de Atenção de Saúde Indígena (CASAI), Polos Base e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). O DSEI Yanomami enfrenta desafios logísticos únicos, com 95% do acesso às aldeias dependendo de aeronaves. Além disso, a região enfrenta doenças como malária, desnutrição e outras, com a entrada de indígenas da Venezuela contribuindo para a situação. Para lidar com a crise, foi ativado o Centro de Operações de Emergência Yanomami (COE Yanomami), envolvendo várias entidades governamentais e demonstrando uma abordagem interinstitucional abrangente. Neste contexto, em razão da importância da governança pública e da integridade na gestão do Ministério da Saúde para enfrentar eficazmente essa situação de emergência e melhorar a assistência aos povos indígenas da região, foi realizada uma análise da execução financeira e orçamentária do DSEI Yanomami, no período de 2015 a 2022, com o intuito de demonstrar uma boa governando, utilizando de um programa de integridade no órgão, poderiam indicar possíveis irregularidades no gasto público que resultaria em ações que poderiam identificar adequadamente a má gestão dos recursos e da atenção à saúde dos indígenas, bem como, detectar corrupção e desvios éticos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. BAETA, O. V.; PEREIRA, J. R.; E MUCCI, C. B. M. R. Contributions of communicative rationality for the Brazilian public governance; [Contribuições da racionalidade comunicativa para a governança pública Brasileira]. Espacios, v. 37, n. 6, 2016.
2. BOGONI, N. M. et al. Proposal for the creation of a management report for the public sector based on the Securities and Exchange Commission’s (CVM) Guidance Report n. 15/87: An instrument of corporate governance for the public administration; [Proposta de um modelo de relatório de administração para o setor público baseado no parecer de orientação no 15/87 da comissão de valores mobiliários: Um instrumento de governança corporativa para a administração pública]. Revista de Administracao Publica, v. 44, n. 1, p. 119 – 142–119 – 142, 2010.
3. Brasil. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/resposta-a-emergencias/coes/coe-yanomami. Acesso em: 09 set. 2023.
4. Brasil. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/missao-yanomami. Acesso em: 09 set. 2023.
5. Brasil. Ministério da Saúde. https://aps.saude.gov.br/noticia/20420. Acesso em: 09 set. 2023.